A NBA proporcionou renovação para a marca, afirma sócia da liga no Brasil

Executiva detalha parceria de longa data entre a marca e a liga americana, com duração de três anos, em entrevista à CNN.

12/06/2025 22:53

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A NBA proporcionou renovação para a marca, afirma sócia da liga no Brasil
(Imagem de reprodução da internet).

Pacers e Thunder disputam a final da temporada 2024-25 da NBA, a principal liga de basquete global, com torcedores de diversas partes do mundo acompanhando os jogos enquanto as equipes buscam, de alguma forma, conquistar o troféu Larry O’Brien pela primeira vez.

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O sucesso da liga no Brasil não é novidade e se estende além de selecionar uma franquia para acompanhar e torcer. O torcedor brasileiro da NBA, que se envolve, viaja e compra produtos, tornou a liga um verdadeiro “lifestyle” e transformou o país no segundo maior mercado da NBA fora dos Estados Unidos, ficando atrás apenas da China.

A Hellmann’s, marca de alimentos tradicional no Brasil, identificou o grande potencial da NBA para expandir sua atuação.

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A marca está presente em vários eventos que reúnem as franquias americanas no Brasil: na NBA House, no “Boteco Hellmann’s” estabelecido em diferentes cidades, e na participação em datas importantes do calendário do basquete, como no NBA All-Star Game.

Na entrevista à CNN, a diretora de marketing da Unilever Alimentos no Brasil e chefe de condimentos na América Latina, Carolina Riotto, detalhou de forma exclusiva o processo de vinculação das marcas, originado da necessidade da Hellmann’s de se conectar com o público jovem.

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Parceria bem-sucedida.

Riotto explicou que, além da marca almejar um novo público, considerando a NBA, a parceria se deu também em função do calendário de jogos, o que contribuiu para o aumento das vendas, principalmente da maionese.

A equipe buscou oportunidades de consumo que desejavam desenvolver, mas que envolvam a interação do público jovem com a produção de maionese em domicílio. No plano de negócios, era necessário criar uma segunda linha de produtos ao longo do ano.

O consumo da NBA no Brasil ocorre nos momentos de lazer, após o trabalho ou estudo, em casa, no sofá, comendo algo saboroso e acompanhando os jogos. Essa é uma oportunidade de consumo com o esporte que oferece essa cultura pop. Isso assegura o renovamento para a marca e suas parcerias.

Devido ao fato de a temporada decisiva na NBA ocorrer sempre no primeiro semestre, esse foi o caminho que se delineou.

A maior parte de nós crescemos com o que comemos nos almoços de domingo, no Natal… É um pico de vendas muito importante para nós [no fim do ano], porque faz parte de toda casa do brasileiro, uma salada de maionese, nos eventos de final de ano. E no primeiro semestre a gente tinha a carência de trazer essa inovação. Encontramos na NBA, que tem um pico muito forte no primeiro semestre, nos permitiu criar essa nova sazonalidade.

A NBA proporcionou um caminho direto para alcançar o público mais jovem e um renovamento para a marca Hellmann’s, em uma parceria de sucesso que completa três anos.

Estabelecer uma conexão com esse torcedor da NBA, estando muito próximo a esse público, oferecer experiências, itens colecionáveis desejados, fornecer um conteúdo que vá além dos jogos que eles podem assistir, que mostre os bastidores atrás das câmeras da NBA, foi uma forma muito poderosa de conectar a marca com essa audiência. E o fã do esporte, quando ele é fã mesmo, ele move montanhas para conseguir se relacionar com o esporte, detalhou.

Na edição de 2025 da NBA House, em São Paulo, situada em um espaço no Parque Villa-Lobos, a marca disponibiliza várias ativações: uma delas, realizar uma cesta de basquete vendada. Em duplas, amigos comentam e guiam os participantes para que alcancem a cesta premiada com itens colecionáveis da NBA.

Durante os intervalos dos jogos, ocorre mais uma atração no local. Na quadra de LED da NBA House, o público é dividido nas equipes “Maionese” e “Molho de Ketchup” e deve encher o recipiente do molho de seu time, realizando cestas. O vencedor também conquista prêmios para levar.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.