O transporte de cargas nos portos brasileiros alcançou um recorde em maio, com um fluxo de 118,4 milhões de toneladas de cargas, o maior valor da série histórica. Esse resultado corresponde a um aumento de 6,94% em relação ao mesmo período de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as mercadorias movimentadas, observou-se destaque para o carvão mineral (alta de 26,78%), fertilizantes (crescimento de 16,32%) e gás de petróleo (aumento de 16,31%).
No período de janeiro a junho, o volume de cargas movimentadas nos portos brasileiros atingiu 531,9 milhões de toneladas. Os dados são referentes ao levantamento da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
LEIA TAMBÉM!
As movimentações de grãos sólidos e de cargas conteinerizadas atingiram recordes em maio. No período, houve a movimentação de 73,4 milhões de toneladas de grãos sólidos (7,62%) e 13 milhões de toneladas de cargas conteinerizadas (5,15%).
A movimentação de grandes líquidos aumentou em 5,7% em relação a maio de 2024, ao mesmo tempo em que as cargas gerais registraram um crescimento de 8,23%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
id=”portos-públicos-e-privados”>Portos públicos e privados
Os portos públicos registraram um volume de 42,3 milhões de toneladas de cargas em maio, representando um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Porto de Rio Grande (RS) apresentou o maior crescimento percentual no mês, atingindo 46,86%, conforme dados da Antaq. Esse aumento significativo está relacionado aos efeitos das inundações no Rio Grande do Sul em 2023, que impactaram o transporte de mercadorias no estado.
Nos terminais referidos, registrou-se um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior em maio. O setor movimentou 76,1 milhões de toneladas de cargas.
Entre os TPUs (Terminais de Uso Privado), o porto Itapoã Terminais Portuários (SC) apresentou o maior crescimento, de 27,07%. Em maio, movimentou 1,3 milhão de toneladas de cargas.
O Brasil ocupa a segunda maior taxa de juros reais no mundo, após o aumento da taxa Selic.
Fonte por: CNN Brasil