A movimentação de cargas nos portos brasileiros alcançou o maior volume já registrado em maio

Também foi observado o maior volume de movimentação para o mês referentes a granéis sólidos e cargas contêinerizadas.

10/07/2025 9:25

1 min de leitura

A movimentação de cargas nos portos brasileiros alcançou o maior volume já registrado em maio
(Imagem de reprodução da internet).

O transporte de cargas nos portos brasileiros alcançou um recorde em maio, com um fluxo de 118,4 milhões de toneladas de cargas, o maior valor da série histórica. Esse resultado corresponde a um aumento de 6,94% em relação ao mesmo período de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as mercadorias movimentadas, observou-se destaque para o carvão mineral (alta de 26,78%), fertilizantes (crescimento de 16,32%) e gás de petróleo (aumento de 16,31%).

No período de janeiro a junho, o volume de cargas movimentadas nos portos brasileiros atingiu 531,9 milhões de toneladas. Os dados são referentes ao levantamento da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Leia também:

As movimentações de grãos sólidos e de cargas conteinerizadas atingiram recordes em maio. No período, houve a movimentação de 73,4 milhões de toneladas de grãos sólidos (7,62%) e 13 milhões de toneladas de cargas conteinerizadas (5,15%).

A movimentação de grandes líquidos aumentou em 5,7% em relação a maio de 2024, ao mesmo tempo em que as cargas gerais registraram um crescimento de 8,23%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portos públicos e privados

Os portos públicos registraram um volume de 42,3 milhões de toneladas de cargas em maio, representando um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Porto de Rio Grande (RS) apresentou o maior crescimento percentual no mês, atingindo 46,86%, conforme dados da Antaq. Esse aumento significativo está relacionado aos efeitos das inundações no Rio Grande do Sul em 2023, que impactaram o transporte de mercadorias no estado.

Nos terminais referidos, registrou-se um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior em maio. O setor movimentou 76,1 milhões de toneladas de cargas.

Entre os TPUs (Terminais de Uso Privado), o porto Itapoã Terminais Portuários (SC) apresentou o maior crescimento, de 27,07%. Em maio, movimentou 1,3 milhão de toneladas de cargas.

O Brasil ocupa a segunda maior taxa de juros reais no mundo, após o aumento da taxa Selic.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.