A Moody’s aprimora suas projeções para a economia americana, ainda assim, antecipa uma retração
Banco prevê que alta das tarifas possa afetar os norte-americanos, contudo, há chance de flexibilização da política monetária impulsionar a economia.
A Moody’s Ratings elevou as previsões para o desempenho de algumas das maiores economias desenvolvidas em 2024, incluindo Estados Unidos e Japão, de acordo com o relatório de perspectivas econômicas globais. Contudo, a agência continua a prever uma desaceleração consistente da atividade, considerando a incerteza em relação à política fiscal dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição projeta que o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA crescerá 1,5% em 2025, em comparação com a estimativa de expansão de 1,0% calculada na edição anterior do relatório, divulgada em maio. Para 2026, a expectativa permanece inalterada em alta de 1,5% na maior economia do mundo.
A agência avalia que a incerteza da política comercial, as demissões no governo federal e outros choques de políticas provavelmente afetarão o crescimento, aumentando o desemprego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Moody’s, contudo, acredita que o alívio monetário previsto proporcionará um estímulo aos Estados Unidos. A agência projeta que o Federal Reserve reduzirá a taxa de juros da faixa entre 4,25% e 4,50% atualmente para o intervalo entre 3,25% e 3,50% até 2026.
A instituição, do outro lado do Atlântico, projeta crescimento do PIB da zona do euro em 1,1% este ano e em 1,4% no próximo. Em contrapartida, observou-se melhora nas estimativas para a Alemanha em 2025 (de estagnação para aumento de 0,3%), ainda que o progresso esperado para 2026 permaneça em 1,4%.
Leia também:
Trump utiliza aumento de tarifas como estratégia de negociação com países adversários
Economia dos EUA: Crescimento e Desafios em Meio à Bifurcação do Consumo e Inadimplência
Intensificação da Guerra Comercial: Trump e Xi Jinping discutem tarifas e soja em reunião tensa
A Moody’s aumentou as previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto do Japão, elevando a estimativa para 2024 de 0,6% para 1,0%, e a de 2026 de 0,8% para 0,6%.
Trump anuncia alteração na fórmula da Coca-Cola nos EUA.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












