A Microsoft pretende solucionar o atraso na resposta do controle que jogadores experimentam ao utilizar controles para jogar via Chrome ou Edge. A solução, denominada Gamepad API, está em desenvolvimento há algum tempo.
A nova ferramenta, registrada na plataforma de desenvolvimento do navegador Chrome, completou sete anos, mas recebeu uma atualização em suas informações nesta semana que gerou repercussão na mídia internacional.
A nova API da Microsoft explica que o sistema atual de detecção de controles no Chrome e no Edge gera um excessivo input lag, que é o atraso entre o instante em que o jogador pressiona o botão e a ação sendo realizada no jogo.
O atraso perceptível ocorre devido à utilização de uma tecnologia que monitora incessantemente o status completo do controle. Alterações nesse estado – como o pressionamento de um botão ou movimento analógico – são identificadas para serem comparadas com o estado padrão do controle, permitindo que o comando do jogador seja processado.
A nova API da Microsoft é estruturada em torno de “eventos”.
A Microsoft pretende desenvolver uma API de Gamepad que utilize eventos, permitindo que o navegador reconheça o pressionamento de um botão, o movimento do analógico ou qualquer outro tipo de entrada. Isso elimina a necessidade de um “loop” de detecção do estado do controle, diminuindo o atraso.
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O sistema novo é projetado para o Chromium, código base tanto do Chrome quanto do navegador atual da Microsoft, o Edge. apenas esses dois navegadores seriam inicialmente beneficiados pela nova API.
A transmissão de jogos por nuvem elevou significativamente a experiência de jogo nos navegadores. Há um número considerável de usuários interessados em utilizar o controle através do navegador, e a maioria ainda prefere o teclado e o mouse devido à latência, conforme reportado pelo PCWorld.
Atualmente, ainda não dispomos de uma previsão de disponibilidade para a nova API de Gamepad da Microsoft.
Fonte: Adrenaline