A México avalia a aplicação de tarifas a produtos da China, afirmou Xóchitl Gálvez
As tarifas seriam incluídas no “Plano México”, uma medida para fortalecer a indústria nacional diante da taxação implementada pelo presidente dos EUA, D…

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta quinta-feira (4) que seu governo está avaliando a aplicação de tarifas sobre importações de países que não possuem acordos comerciais com o México, incluindo a China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As tarifas seriam componentes do “Plano México”, uma medida para fortalecer a indústria nacional em resposta à taxação implementada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre certas importações do México.
Estamos avaliando a aplicação de algumas tarifas, afirmou Sheinbaum em sua coletiva diária, indicando que os países sem acordos comerciais com a segunda maior economia da América Latina, incluindo a China, serão os destinatários.
Leia também:

Trump sugere impostos sobre semicondutores em encontro com empresas de tecnologia

Empresários brasileiros compreendem que não há possibilidade de abandonar os EUA

Trump assina decreto para alíquota básica de 15% e investimentos com o Japão
Sheinbaum não detalhou quais produtos ou setores poderiam ser impactados.
O México integra o acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), que substituiu o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) em 2020 e foi negociado durante o primeiro mandato do presidente norte-americano, Donald Trump. O acordo determina que os três países conduzam uma avaliação conjunta após seis anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.