A maioria dos alunos matriculados na Unicamp em 2025 veio de escolas particulares
Trinta e cinco por cento representa mais da metade dos novos alunos da instituição.
A Comvest, responsável pela organização do vestibular que dá acesso à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgou o perfil dos estudantes matriculados na instituição no primeiro semestre de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dos 3.467 alunos matriculados na instituição, 45,95% cursaram escolas públicas. O percentual eleva-se para 51,6% no caso das escolas particulares. Alunos que frequentaram instituições públicas e privadas representam 2,46%.
Trinta e um ponto oitenta e sete por cento dos estudantes se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas. Desses, vinte e quatro por cento foram admitidos por meio de ações afirmativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O número de alunos com deficiência, conforme dados divulgados pela instituição, aumentou em 2025 quando comparado aos anos anteriores. Neste ano, o percentual foi de 6,5%. Em 2023 foi de 3,82% e 2024 de 4,77%, respectivamente.
Em relação ao critério de renda, 13,73% dos estudantes que ingressaram na instituição neste ano tiveram isenção na taxa de inscrição do vestibular. O benefício, por sua vez, é oferecido aos candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Leia também:
FURG se torna pioneira e lança curso de Engenharia de Robôs no Brasil para 2026
Adelmo Rossi revela como Machado de Assis antecipou conceitos de Freud em nova obra fascinante
Lula sanciona lei do Sistema Nacional de Educação e transforma alfabetização em política permanente
O estudo revela que a grande parte dos alunos que ingressam na Unicamp faz isso através do vestibular (75,51%). O Enem Unicamp ocupa a segunda posição, com 11,71%. O Provão Paulista está em terceiro lugar, com 5,57%. A lista é complementada pelo vestibular indígena (2,08%) e vagas olímpicas (1,5%).
Trinta e sete vírgula cinco sete por cento dos estudantes matriculados residem na região metropolitana de Campinas. Oitenta e oito vírgula seis oito por cento são de outras regiões do estado de São Paulo, e vinte por cento são da capital.
Unicamp 2026: observe quais livros serão cobrados.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












