De 62 cidades do Amazonas, apenas quatro apresentam normalidade em relação às cheias dos rios, conforme boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado neste sábado (5). Há 40 municípios em situação de emergência e 18 em alerta, representando 93% das cidades amazônicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cerca de 134 mil famílias foram impactadas em todo o Amazonas, com aproximadamente 534.829 pessoas afetadas diretamente. As nove cabeças de rios do Amazonas permanecem em processo de cheia, com máximos previstos entre março e julho, conforme a projeção do órgão de governo do estado.
O nível do rio Negro, em Manaus (AM), atingiu 29,04 metros na sexta-feira (4), a apenas 93 centímetros do maior nível já registrado, em 2021.
LEIA TAMBÉM!
O governo do estado comunicou que já distribuiu 580 toneladas em cestas básicas, 2.450 caixas de 500 litros, 57 mil copos de água potável e dez kits purificadores do programa Água Boa para as áreas mais atingidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alunos em cidades mais atingidas seguem o calendário do “Aula em Casa”. Aproximadamente 400 estudantes foram afetados pelas inundações nos rios em quatro municípios: Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini, conforme informações da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
Fonte por: CNN Brasil