A maioria das cidades do Amazonas sofreu impactos devido às inundações dos rios

Cerca de 535 mil pessoas foram diretamente impactadas; 40 cidades encontram-se em estado de emergência.

05/07/2025 17:45

1 min de leitura

A maioria das cidades do Amazonas sofreu impactos devido às inundações dos rios
(Imagem de reprodução da internet).

De 62 cidades do Amazonas, apenas quatro apresentam normalidade em relação às cheias dos rios, conforme boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado neste sábado (5). Há 40 municípios em situação de emergência e 18 em alerta, representando 93% das cidades amazônicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 134 mil famílias foram impactadas em todo o Amazonas, com aproximadamente 534.829 pessoas afetadas diretamente. As nove cabeças de rios do Amazonas permanecem em processo de cheia, com máximos previstos entre março e julho, conforme a projeção do órgão de governo do estado.

O nível do rio Negro, em Manaus (AM), atingiu 29,04 metros na sexta-feira (4), a apenas 93 centímetros do maior nível já registrado, em 2021.

Leia também:

O governo do estado comunicou que já distribuiu 580 toneladas em cestas básicas, 2.450 caixas de 500 litros, 57 mil copos de água potável e dez kits purificadores do programa Água Boa para as áreas mais atingidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alunos em cidades mais atingidas seguem o calendário do “Aula em Casa”. Aproximadamente 400 estudantes foram afetados pelas inundações nos rios em quatro municípios: Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini, conforme informações da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.