A logística eficiente reduz o custo do produto para o consumidor, afirma o presidente do IBP

Encontro no Rio de Janeiro reúne especialistas de 29 países para debater inovações no transporte de energia, com foco em soluções que diminuem os custos…

09/09/2025 17:28

1 min de leitura

A logística eficiente reduz o custo do produto para o consumidor, afirma o presidente do IBP
(Imagem de reprodução da internet).

O Pipeline & Logistics 2025, um dos maiores eventos globais voltado para a indústria de dutos, transporte e logística de energia, começou nesta terça-feira (9) no Rio de Janeiro. O evento, que ocorre na Expo Rio, na região central da cidade, deve receber aproximadamente 10 mil visitantes até quinta-feira, reunindo especialistas de 29 países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), ressalta que a eficiência logística é fundamental para diminuir os custos para os consumidores. “Quanto mais eficiente for a nossa logística, mais barato será o produto final para o consumidor”, declara.

O principal destaque do evento foram as inovações, incluindo o oleoduto brasileiro, uma infraestrutura singular no mundo que move etanol do Mato Grosso até Paulínia, atravessando Minas Gerais e São Paulo. Essa solução possibilita o transporte eficiente do combustível para a mistura na gasolina, diminuindo consideravelmente os custos logísticos em relação ao transporte rodoviário.

Leia também:

Sustentabilidade e o futuro do setor.

O evento também discute avanços na área de biocombustíveis. A partir do próximo ano, será implementada a mistura de 1% de biometano ao gás natural, demandando novas soluções logísticas para o transporte do produto das fazendas produtoras até a rede de dutos nacional.

A eficiência energética é outro tema central das discussões, especialmente considerando seu impacto na sustentabilidade. O uso de diferentes modos de transporte, como o marítimo, contribui para a redução das emissões de CO2 no processo logístico do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.