Em março deste ano, verificou-se que a AMD estava preparando novas APUs para desktop, uma possível série Ryzen 9000G de processadores. Contudo, recentes rumores apontam que a empresa trabalha, na realidade, em um refresh dos já lançados Ryzen 8000G, sem grandes mudanças nas especificações do hardware.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação provém de um leaker no fórum ChipHell, sendo divulgada por outro conhecido leaker, o HXL (@9550pro). Foi o próprio HXL que mencionou pela primeira vez os supostos Ryzen 9000G em março deste ano.
Caso a informação se confirmar e a AMD se concentrar apenas em um refresh para os Ryzen 8000G, observaremos componentes baseados em Zen 4, especificamente na geração Hawk Point de CPUs.
LEIA TAMBÉM!
Os processadores atuais utilizam a arquitetura Strix Point e, modelos mais recentes, Strix Halo. Contudo, parece que, no momento, a melhor opção Strix Halo para o mercado de montagem própria ainda será as placas da Sixunited.
Ryzen 8000G terá desempenho competitivo?
Considerar uma atualização dos processadores Ryzen 8000G em vez da compra de novo hardware pode sugerir que a AMD pretende disponibilizar opções de APUs para desktop com preços acessíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um aspecto relevante que não se pode desprezar é que a AMD normalmente não realiza atualizações de frequência para as APUs de suas linhas G, conforme destaca o VideoCardz. Se o boato estiver correto e a empresa pretende fazer uma exceção para os Ryzen 8000G, pode indicar que essa linha teve um desempenho superior às gerações anteriores.
Restará verificar se os novos modelos 8000G terão sucesso, o que pode atrasar o lançamento dos Zen 5 em APUs otimizadas para desktop, como já ocorreu com os Ryzen 6000.
Processadores AMD Ryzen 8000G: atingindo desempenho equivalente ao de uma GTX 1060.
Fonte por: Adrenaline