A Itália apoia o Acordo Mercosul-UE, contudo, deseja que agricultores europeus sejam protegidos

Com a próxima aprovação formal do Acordo em Bruxelas, o governo italiano ainda avaliará a eficácia das garantias adicionais.

03/09/2025 20:11

1 min de leitura

A Itália apoia o Acordo Mercosul-UE, contudo, deseja que agricultores europeus sejam protegidos
(Imagem de reprodução da internet).

Após a aprovação do texto final do Acordo Mercosul-União Europeia pelo Colégio de Comissários, o governo italiano manifestou satisfação com a inclusão de um conjunto de medidas protivotárias adicionais para proteger os agricultores europeus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As medidas adicionais incluem, como a Itália solicitou ativamente nos últimos meses, um sistema de monitoramento e intervenção rápida em caso de distúrbios de preços, inclusive no nível de Estados-Membros individuais, o reforço dos controles fitossanitários em mercadorias recebidas, para assegurar total conformidade com os padrões e regulamentos da UE, e um compromisso de oferecer compensação adequada para quaisquer cadeias de abastecimento agrícolas impactadas.

Com a próxima aprovação formal do Acordo em Bruxelas, a Itália ainda avaliará a eficácia das garantias adicionais e a consequente possibilidade de apoiar ou rejeitar a aprovação final do Acordo Mercosul-UE.

Leia também:

Fonte por: CNN Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.