A Irani obteve lucro de R$ 112 milhões no segundo trimestre

A variação aponta para um aumento de 168,5% em comparação com o período anterior; a companhia sugeriu o pagamento de dividendos no valor de R$ 0,10 por …

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(Imagem de reprodução da internet).

A Irani Papel e Embalagem (RANI3) obteve lucro líquido de R$ 112 milhões no segundo trimestre de 2025, representando um aumento de 168,5% em comparação com o mesmo período de 2024. Em relação ao primeiro trimestre do ano, a alta foi de 84,3%.

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O resultado foi impulsionado sobretudo pelo reconhecimento de um crédito tributário no valor de R$ 18,4 milhões. Mesmo o lucro líquido ajustado, que exclui esse efeito, demonstrou avanço: atingiu R$ 93,6 milhões, representando um crescimento de 124,4% em relação ao ano anterior e 54,0% em comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Este resultado evidenciou a importância dos ativos biológicos da empresa, com um aumento de R$ 50,5 milhões devido à aquisição de novas áreas florestais.

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A diretoria propõe a distribuição de dividendos.

Com os resultados em mãos, a empresa propôs o pagamento de dividendos no valor de R$ 0,1095 por ação.

O provento ainda necessita de confirmação em reunião do Conselho de Administração prevista para agosto. A política da empresa determina que os dividendos correspondem a 25% do lucro líquido e são deliberados no mês seguinte à divulgação dos balanços, com pagamento até o final do mês subsequente.

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Receita líquida

A receita líquida atingiu R$ 413,8 milhões no trimestre, com aumento de 11,6% em relação ao mesmo período de 2024. Em comparação com o primeiro trimestre deste ano, houve uma queda de 2,2%, atribuída a um menor volume de vendas, considerado sazonal pela empresa.

O principal resultado do faturamento permanece o segmento de embalagens sustentáveis de papelão ondulado, que representou 61,1% da receita total. Embora tenha havido uma leve redução nas vendas (-4,4% no trimestre e “0,5%” no ano), o segmento apresentou aumento nos preços médios: 13,4% em relação ao segundo trimestre de 2024 e 4,1% em comparação com o primeiro trimestre, refletindo uma estratégia de preços e ênfase em margens.

Os preços do papel para embalagens sustentáveis também aumentaram na comparação anual, ainda que as vendas totais tenham diminuído 2,3% e a produção tenha permanecido praticamente inalterada.

O custo médio dos produtos vendidos aumentou 14,8% em relação ao segundo trimestre de 2024, devido ao aumento no preço das aparas, principal matéria-prima da empresa. Na comparação com o primeiro trimestre, o custo permaneceu estável.

A receita EBITDA ajustada da operação foi de R$ 127,5 milhões, com margem de 30,8%. O indicador apresentou crescimento anual de 6,8%, porém diminuiu 6,4% em comparação com o trimestre anterior.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

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