A inteligência artificial (IA) evoluiu de tendência e hoje é uma realidade presente na vida de grande parte da população brasileira. Uma pesquisa do Opinion Box e CX Brain, prevista para 2025, aponta que 97% dos usuários da internet demonstram conhecimento sobre IA e 70% a utilizam semanalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa ainda indica que 66% das pessoas procuram informações sobre o assunto e 54% desejam conhecer aplicações práticas, evidenciando um cenário progressivamente aberto à inovação tecnológica.
A inteligência artificial pode revolucionar o cenário educacional.
A progressiva familiaridade com a tecnologia estimula diversos setores a utilizarem a inteligência artificial como estratégia, notadamente na área da educação.
LEIA TAMBÉM!
Com milhares de estudantes buscando soluções digitais de apoio ao aprendizado, plataformas de ensino estão investindo em IA para diminuir a burocracia, acelerar os atendimentos e fornecer suporte imediato. O efeito se estende além da tecnologia: possibilita que tutores e professores dediquem mais tempo e energia à interação pedagógica.
O TutorMundi ilustra essa tendência. A plataforma, que oferece acompanhamento escolar, aulas individuais e suporte para esclarecer dúvidas, utiliza inteligência artificial em atividades como seleção de solicitações, avaliação de textos e otimização de processos internos, assegurando um serviço rápido, correto e acessível em tempo completo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, contabilizaram-se mais de 47 mil horas de monitoria, e a plataforma já havia realizado mais de 1 milhão de atendimentos educacionais.
A inteligência artificial atua como um auxílio nas operações, suportando atividades como a análise de textos, a organização de cronogramas e a automação de processos administrativos. Dessa forma, a equipe interna consegue manter a plataforma mais dinâmica e os orientadores podem focar no que efetivamente impacta a vida do estudante: a interação humana e o acompanhamento personalizado, afirma Rapha Coe, CEO do TutorMundi.
A previsão é que a tecnologia continue sendo utilizada como suporte pedagógico complementar, expandindo as habilidades das equipes de educação sem eliminar o papel do acompanhamento individualizado.
À medida que a inteligência artificial se estabelece no campo educacional, o foco deve ser em abordagens que unam a otimização tecnológica com o acompanhamento pedagógico de excelência, gerando modelos híbridos que incentivem um aprendizado mais individualizado, disponível e produtivo para todos os alunos.
Alunos podem utilizar a inteligência artificial para otimizar seus estudos, através de simulações e outros recursos.
Fonte por: CNN Brasil