A inflação nos EUA permaneceu estável em julho, em 2,7% em 12 meses

Ainda não se observam impactos das tarifas impostas por Trump nos dados.

12/08/2025 13:04

1 min de leitura

A inflação nos EUA permaneceu estável em julho, em 2,7% em 12 meses
(Imagem de reprodução da internet).

A inflação nos Estados Unidos permaneceu estável em julho, conforme indicado pelo índice IPC divulgado na terça-feira, 12, com o aumento das preocupações sobre os impactos na maior economia do mundo das novas tarifas implementadas pelo presidente Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou alta de 2,7% em relação a julho do ano anterior, sem alterações em comparação com o indicador de junho, conforme divulgado pelo Departamento do Trabalho.

Contudo, excluindo os componentes voláteis de energia e alimentos, a inflação subjacente, que é de referência para os analistas, elevou-se a 0,3% em julho em comparação com o mês anterior.

Leia também:

A inflação subjacente apresentou um aumento de 3,1% em sua variação anual, com aceleração.

A divulgação dos dados do IPC se dá em um cenário delicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria dos economistas prevê que a inflação aumente nos Estados Unidos com a aplicação das tarifas de importação introduzidas por Trump após seu retorno à Casa Branca em janeiro.

Contudo, os dados oficiais ainda indicam poucas alterações, o que levou o presidente a declarar que não há inflação e, consequentemente, nenhuma justificativa para que o banco central americano (Federal Reserve, Fed) mantenha suas taxas de juros de referência.

A Bureau of Labor Statistics (BLS), responsável pelo índice CPI, também foi afetada pelas intervenções diretas de Trump.

Na segunda-feira, o presidente republicano nomeou o economista E.J. Antoni como diretor do BLS, quase duas semanas após ter demitido sua diretora, Erika McEntarfer, após a publicação de dados sobre o emprego que evidenciaram uma deterioração considerável no segundo trimestre do ano.

O presidente escreveu: “Nossa economia está crescendo e E.J. assegurará que os números divulgados sejam HONESTOS e PRECISOS”.

Antoni, economista-chefe de assuntos econômicos na Fundação Heritage, conhecida por suas posições muito conservadoras, publicou no site desta organização vários artigos que apoiam a política de Trump.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)