A frota de ônibus do Rio de Janeiro sofrerá uma redução de 20% devido à suspensão dos subsídios municipais
A partir desta quarta-feira (16), algumas linhas terão uma perda de mais de 70 viagens por dia.

O novo plano operacional de transporte público por ônibus da Prefeitura do Rio diminuirá em 20% o volume total de viagens na cidade. A Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) anunciou o corte de subsídios para as empresas, a partir desta quarta-feira (16).
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Motoristas relatam que os passageiros aguardarão por mais tempo nas paradas de ônibus e sofrerão de congestionamentos, sobretudo nos horários de maior movimento. Essa avaliação indica que o efeito será ainda mais significativo durante o retorno das férias escolares.
Com a nova determinação da prefeitura, algumas linhas terão uma diminuição de mais de 70 viagens diárias. O caso, por exemplo, das linhas 315 (Central x Recreio dos Bandeirantes) e 629 (Irajá x Saes Pena) que serão reduzidas em 73 viagens cada.
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Outras linhas que atraem atenção são a 774 (Madureira x Jardim América), que terá uma perda de 64 viagens; a 712 (Cascadura x Irajá) com uma diminuição de 62 por dia; e a 862 (Rio das Pedras x Barra da Tijuca) que sofrerá uma redução de 54 viagens de ida e volta.
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O Brasil de Fato recebeu da SMTR, em maior ou menor escala, uma planilha que será reduzida em praticamente todas as linhas.
O sindicato Rio Ônibus, que representa 36 empresas operadoras do transporte, declarou em comunicado que “os consórnios cumprem as determinações da SMTR, responsável por todo o planejamento operacional dos ônibus da cidade”.
Interrupção no sistema de transporte.
A capital do Rio de Janeiro conta com aproximadamente 4 mil ônibus em operação e cerca de 18 mil motoristas. Contudo, o especialista em mobilidade urbana Licínio Machado Rogério acredita que o novo plano da prefeitura pode resultar em demissões no setor.
O plano operacional é divulgado todo mês pela prefeitura com ajustes de linhas. Contudo, desta vez houve uma redução de 20% nas viagens, o que equivale a 18,5% da quilometragem total percorrida. Com essa diminuição, o faturamento das empresas de ônibus cairá em 18%. É um impacto significativo no caixa, diversas empresas estão adquirindo ônibus novos, considerando o acordo estabelecido em abril entre SMTR, Rio Ônibus e Ministério Público (MPRJ).
Ao Brasil de Fato, o coordenador do FÓrum de Mobilidade Urbana do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro destacou que a medida afetará toda a cidade, considerando que o itinerário dos ônibus não possui substituto. Sobre a mudança, ele lembrou que o Conselho Municipal de Transportes não foi ouvido.
A reportagem contatou a Secretaria Municipal de Transporte (SMTR), via assessoria de imprensa, com uma série de perguntas sobre os critérios utilizados no novo plano das linhas de ônibus e a justificativa para a redução do subsídio. O texto será atualizado caso haja resposta.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.