Os pagamentos dos ressarcimentos iniciarão na quinta-feira que vem.
O prazo para assegurar o ressarcimento de valores descontados incorretamente em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerra nesta segunda-feira 21. O primeiro grupo de pagamentos será liberado na quinta-feira 24, condicionado à conclusão do pedido até a data mencionada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para obter o reembolso, os beneficiários precisam firmar um termo de pagamento por meio do aplicativo Meu INSS. O processo, iniciado no último dia 11, possibilita que aposentados e pensionistas recuperem valores descontados de forma inadequada entre março de 2020 e março de 2025. Quem se inscreveu inicialmente, receberá primeiro.
Os valores serão depositados integralmente, com correção monetária, diretamente na conta bancária onde cada um já recebe o benefício.
Os beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta dentro do prazo de 15 dias úteis estão aptos a participar do acordo. O processo é gratuito e não exige a apresentação de documentação complementar.
É possível verificar o valor a que se tem direito antes de formalizar a adesão, aposentados e pensionistas. O acesso às informações e a formalização do acordo devem ser feitos exclusivamente pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou presencialmente nas agências dos Correios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com dados do INSS, os canais para consulta e contestação de descontos continuarão ativos pelo menos até 14 de novembro de 2025.
Para possibilitar os pagamentos, o governo lançou recentemente um crédito extraordinário de 3,3 bilhões de reais. Esse valor permanecerá fora dos parâmetros do novo arcabouço fiscal e não afetará a meta de resultado primário do país.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.