Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. A França anunciará o reconhecimento do Estado da Palestina; EUA e Israel se opõem à decisão

A França anunciará o reconhecimento do Estado da Palestina; EUA e Israel se opõem à decisão

O primeiro-ministro israelense e o secretário de Estado dos EUA afirmam que a decisão é “reforçar o terror” e desrespeita as vítimas do Hamas.

Por: Ana Carolina Braga

25/07/2025 4:55

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A França reconhecerá formalmente o Estado palestino na Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2025, anunciou o presidente Emmanuel Macron, em 24 de julho de 2025. A decisão gerou reações negativas de Israel e dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Macron confirmou a intenção por meio de carta enviada ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e replicada em seu perfil no X. Segue a íntegra do documento, em francês (PDF – 160 kB).

Firmando seu compromisso histórico com uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina, afirmou o presidente francês. Ele disse que fará o anúncio solene na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), criticou a decisão. Ele afirmou que tal medida “recompensa o terror e coloca em risco a criação de outro representante do Irã”.

Netanyahu escreveu no X: “Um Estado palestino nessas condições seria uma plataforma de lançamento para aniquilar Israel – não para viver em paz ao seu lado.”

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Prorroga Prazo para Beneficiários Contestarem Descontos Indevidos em 2026

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Beryl Gardinant em Ação: Nova Temporada de Anime Lança-se em Julho de 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Salário Mínimo 2026: Aumento de R$1.621 e Milhões em Abono Salarial!

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que o governo norte-americano “rejeita fortemente [o plano de Macron] de reconhecer um Estado palestino na assembleia geral da ONU”. No X, ele afirmou: “Esta decisão imprudente apenas serve à propaganda do Hamas e atrasa a paz. É um tapa na cara das vítimas de 7 de outubro [de 2023, data em que o Hamas atacou Israel]”.

A iniciativa francesa emerge como parte dos esforços do país para preservar a noção de uma solução de dois Estados. Funcionários franceses citados pela agência Reuters avaliavam essa medida há meses, tendo inicialmente planejado seu anúncio antes de uma cúpula que a França e a Arábia Saudita promoveriam em junho, com o objetivo de definir parâmetros para um Estado palestino.

A conferência foi adiada devido à pressão dos Estados Unidos e após o conflito entre Israel e Irã, que se estendeu por 12 dias. O encerramento do espaço aéreo regional prejudicou a participação de representantes de países árabes. O evento foi reagendado para os dias 28 e 29 de julho de 2025, com formato ministerial.

Em junho de 2025, os Estados Unidos declararam, em comunicado diplomático, sua oposição ao reconhecimento isolado de um Estado palestino. O documento sinalizou que tal ação poderia prejudicar a política externa dos EUA.

O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), manifestou ceticismo em relação a uma solução de dois Estados. Em fevereiro de 2025, ele sugeriu que o país assumisse o controle de Gaza. A proposta foi criticada por organizações de direitos humanos, nações árabes, palestinos e a ONU, que a rotularam como “limpeza étnica”.

Macron encontrou resistência de aliados, como o Reino Unido e o Canadá, em relação ao reconhecimento de Israel por parte da França. Autoridades israelenses trabalharam por meses para evitar o anúncio.

Fontes próximas ao assunto, ouvidas pela agência de notícias, revelaram que Israel alertou a França sobre possíveis retaliações, incluindo a redução no compartilhamento de inteligência e complicações nas iniciativas regionais francesas, com sugestões veladas sobre a anexação de partes da Cisjordânia.

O vice-presidente da Autoridade Palestina, Hussein Al Sheikh, agradeceu à França. Ele declarou no X que a decisão de Macron demonstrava o compromisso da França com o direito internacional e seu apoio aos direitos do povo palestino à autodeterminação e ao estabelecimento de nosso Estado independente.

Decidido a manter sua tradição de defender uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, a França irá reconhecer o Estado da Palestina. Realizarei essa declaração formal na Assembleia Geral das Nações Unidas, no próximo mês de setembro. A necessidade atual é que o conflito em Gaza pare e que a população civil receba assistência. A paz é possível. É imprescindível, urgentemente, um cessar-fogo, a libertação de todos os reféns e uma ajuda humanitária massiva para a população de Gaza. É preciso também garantir a desmilitarização do Hamas, assegurar e reconstruir Gaza. Por fim, é necessário construir o Estado da Palestina, garantir sua viabilidade e permitir que, ao aceitar sua desmilitarização e reconhecer plenamente Israel, ele contribua para a segurança de todos no Oriente Médio. Não existe outra opção. Os franceses buscam a paz no Oriente Médio. É nossa responsabilidade, juntamente com israelenses, palestinos, parceiros europeus e internacionais, mostrar que isso é viável. Diante dos compromissos que o presidente da Autoridade Palestina assumiu comigo, escrevi-lhe, portanto, para manifestar minha determinação em prosseguir. Confiança, clareza e compromisso. Nós alcançaremos a paz.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Estados UnidosFrançaGazaHamasIsraelNetanyahuONUPalestinaPalestina IsraelReconhecimentoReconhecimento Palestina
Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Mata-Mata da Conference League: Conheça os 24 times que avançaram para a fase decisiva!

18/12/2025 22:11 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!