A festa de Santa Dulce é comemorada com celebrações que incluem missas, apresentações musicais e uma procissão em Salvador

Fafá de Belém encerra os festejos em homenagem à primeira santa do Brasil.

13/08/2025 18:23

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Quarta-feira, 13, é dia de fé e celebração para baianos e visitantes em Salvador. A data celebra o término da Trezena de Santa Dulce dos Pobres – a primeira santa brasileira. As homenagens ocorrem no Largo de Roma, com uma programação religiosa e cultural intensa desde o início do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Santuário de Santa Dulce dos Pobres realiza missas ao longo do dia, com show do Padre Antônio Maria no final da tarde. Em seguida, o arcebispo de Salvador, primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, celebra uma missa campal na Praça Irmã Dulce, seguida da tradicional Procissão Luminosa pelas ruas do bairro.

A conclusão dos eventos está prevista para as 20h30, com a apresentação da cantora Fafá de Belém. A programação gratuita, iniciada em 1º de agosto, reuniu milhares de pessoas e compreendeu diversos shows, além da inauguração da Galeria Santa Dulce dos Pobres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Irmã Dulce, baiana e soteropolitana, foi canonizada em 2019 pelo papa Francisco, dedicando sua vida ao atendimento de pessoas necessitadas e doentes. Conhecida como “Anjo Bom da Bahia”, seu legado recebeu o reconhecimento do Vaticano, que estabeleceu o dia 13 de agosto – data de seu ingresso na vida religiosa – como dia oficial para homenageá-la. A data também é feriado municipal.

Fonte por: CNN Brasil

Leia também:

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.