A Fecomércio projeta aumento de 12% nas vendas no comércio em junho e aconselha comerciantes a focarem no atendimento

As datas comemorativas de junho, incluindo o dia dos namorados e as festas juninas, projetam um aumento de 12% nas compras no comércio potiguar, conforme declarado pelo diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barrêto, em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal (93.5 FM).

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(Imagem de reprodução da internet).

As datas comemorativas de junho, incluindo o dia dos namorados e as festas juninas, projetam um aumento de 12% nas vendas do comércio potiguar, conforme declarado pelo diretor executivo da Fecomércio, Laíra Barreto, em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal (93.5 FM).

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Ele afirma que o crescimento é expressivo, principalmente quando comparado à inflação, que se mantém ligeiramente acima de 5%. “É bom que o comerciante esteja sempre atento às datas comemorativas”, explicou. Meses de junho também têm trazido um aquecimento muito grande.

Barreto ressaltou que o atendimento é um diferencial determinante. Segundo ele, tornar a venda em uma experiência encantadora é essencial, além da mera entrega de um produto e na criação de chances para fidelizar clientes recentes. “É hora de se reinventar. Vitrine agradável, loja sempre bem organizada, sorriso no rosto e atendimento distinto”, afirmou.

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Em relação ao Dia dos Namorados, que ocorre na quinta-feira (12), o diretor informou que o crescimento do consumo vai além da aquisição de presentes, abrangendo investimentos em celebrações, festividades e viagens. Ele ressaltou que a maioria dos consumidores deverá adiar as compras até a última semana ou o dia 14, o que demanda atenção especial dos comerciantes.

Os produtos mais demandados abrangem vestuário, cosméticos e artigos de higiene, com preços que variam entre R$ 100 e R$ 300. Uma observação destacada pela pesquisa é que indivíduos casados estão fazendo mais presentes do que solteiros, e os homens, mais do que as mulheres. Com isso, sugeriu-se adequar o atendimento: homens são mais diretos, enquanto mulheres necessitam de mais tempo para tomar decisões. Essa diferença deve guiar a apresentação dos produtos.

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Barreto também notou uma mudança nos hábitos de consumo no pós-pandemia, com uma parcela das compras se deslocando do presencial para o online. Ele ressaltou o aumento da oferta gastronômica em Natal, com ênfase em áreas como Ponta Negra, Tirol e Petrópolis, que passaram a dispor de novos restaurantes.

Ele ressaltou que, além de fornecer produtos de qualidade, os comerciantes devem organizar o estoque, investir em publicidade e, principalmente, treinar as equipes. Segundo ele, uma loja organizada, com aroma agradável e temperatura adequada, é um fator que contribui para o retorno do cliente.

A pesquisa

As análises se fundamentam nos levantamentos realizados pela própria Fecomércio RN. As pesquisas são contratadas por empresas interessadas, incluindo produtoras de grandes eventos, prefeituras e empresas que buscam expandir seus negócios. O trabalho de campo é conduzido por pesquisadores com tablets que operam mesmo sem internet, assegurando a coleta de dados em qualquer ambiente.

Todas as entrevistas são gravadas, com sigilo garantido, e os dados são tabelados e analisados para identificar padrões de consumo. Os resultados são utilizados para direcionar estratégias de mercado e avaliar o efeito do cenário econômico.

Ouça a entrevista completa na Jovem Pan News Natal (93.5 FM):

Fonte por: Tribuna do Norte

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

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