A fase de mata a mata da Copa do Brasil foi definida; veja qual foi a partida
O confronto das oitavas de final de 1989 não chegou a ser realizado devido à ausência da segunda partida.
O Grêmio já se classificou para a fase seguinte da Copa do Brasil, sem disputar jogo. O fato aconteceu em 1989, na primeira edição do torneio, contra o Mixto-MT, nas oitavas de final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Grêmio obteve vitória por 5 a 0 na partida de ida, realizada em Cuiabá. Os gols foram anotados por Cuca, Alfinete, Assis e Nando, que marcou duas vezes.
Cláudio Duarte, técnico do Grêmio na época, comentou: “Foi um jogo normal, não teve frescura. Fizemos 5 a 0 na bola e respeitamos eles”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partida de volta ocorreria no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Contudo, o Mixto cancelou a viagem e informou a federação local que não participaria.
A explicação oficial apontava para a dificuldade de movimentação. “O cancelamento foi motivado pela dificuldade do Mixto em se deslocar de Cuiabá para Porto Alegre, devido à ausência de transporte aéreo”, informou o jornal Zero Hora, em 1º de agosto de 1989.
Leia também:
Copa do Brasil: sorteio dos mandos de campo das semifinais e final agita Cruzeiro, Corinthians, Vasco e Fluminense
Copa do Brasil: CBF anuncia data do sorteio dos mandos de campo das semifinais e finais
Copa do Brasil Feminina: Veja os times que vão às semifinais!
A Confederação Brasileira de Futebol ainda tentou manter a partida, mas declarou o W.O. em julho. O Grêmio foi classificado sem jogar a volta.
“Tivemos conhecimento da notícia durante a semana, antes ou depois de um treino”, contou Claúdio. “Lembro que a CBF avisou o Grêmio e os dirigentes nos informaram no gramado do Olímpico.”
O jornal Correio do Povo também informou que a CBF buscou voos alternativos para o Mixto, porém, resolveu cancelar o jogo a fim de evitar prejuízos ao clube gaúcho.
“Ninguém nunca revelou o motivo, mas comentava que eles estavam com dificuldades em relação a passagens”, afirmou Claúdio. “Em seguida, surgiu a história de que desistiram após terem um placar de 5 a 0 em casa.”
Após a competição, o Grêmio venceu o Bahia nas quartas de final e o Flamengo na semifinal.
Empatizou com o Sport no Recife e venceu por 2 a 1 em casa, obtendo o título.
Copa do Brasil: quais são e quantos títulos possuem os campeões do torneio
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












