A Europa enfrenta um aumento significativo nos casos de surtos de doenças transmitidas por mosquitos

A ocorrência de surtos estaria relacionada a alterações no clima.

1 min de leitura

A Europa teve, em 2023, um volume excepcional de surtos de doenças transmitidas por mosquitos, incluindo chikungunya e o vírus do Nilo Ocidental, em decorrência das mudanças climáticas, segundo a agência europeia de saúde na quarta-feira, 20.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) observou que a Europa está enfrentando períodos mais longos e intensos de circulação de doenças transmitidas por mosquitos.

Essa alteração é motivada por elementos climáticos e ambientais, incluindo o aumento das temperaturas, estações mais longas, invernos mais amenos e variações nos padrões de precipitação, circunstâncias que, em conjunto, favorecem a proliferação de mosquitos, conforme declarado em um comunicado.

LEIA TAMBÉM!

A diretora do ECDC, Pamela Rendi Wagner, declarou que a Europa está entrando em uma nova fase, na qual uma alta transmissão, mais longa e mais intensa de doenças transmitidas por mosquitos, se tornará uma realidade.

O ECDC detalhou que o mosquito Aedes albopictus, capaz de transmitir o vírus da chikungunya, já está estabelecido em 16 países europeus e 369 regiões, enquanto há uma década estava somente em 114 regiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Europa contabilizou até o momento 27 casos de surto de chikungunya em 2025, um número recorde para o continente.

Um caso nativo foi detectado na região francesa da Alsácia, “um fato excepcional nesta latitude, o que evidencia a contínua expansão para o norte do risco de transmissão”, afirmou a agência.

Até o dia 13 de agosto, oito países europeus haviam notificado 335 casos autóctones de infecção pelo vírus do Nilo Ocidental e 19 mortes, com a Itália sendo o país mais afetado, registrando 274 infecções.

A Organização Europeia para a Saúde (ECDC) solicitou que os indivíduos nas áreas afetadas se protejam contra as picadas de mosquitos utilizando repelente, vestindo camisas com mangas compridas e calças, além de mosquiteiras nas janelas e camas.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile