Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Brasil
  3. A estiagem recua no Brasil, alcançando a menor extensão territorial desde dezembro de 2023

A estiagem recua no Brasil, alcançando a menor extensão territorial desde dezembro de 2023

Em junho, 44% do território nacional foi afetado por secas; 14 estados apresentaram diminuição na intensidade do fenômeno, conforme o Monitor de Secas.

Por: Gabriel Furtado

22/07/2025 17:43

3 min de leitura

A estiagem recua no Brasil, alcançando a menor extensão territorial desde dezembro de 2023
(Imagem de reprodução da internet).

Em junho, 14 estados brasileiros apresentaram diminuição na intensidade da seca, e a área afetada pelo fenômeno reduziu nas regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul. Contudo, os dados indicam que, nesse período, 44% do território nacional foi impactado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Monitor de Secas indicou que, no período compreendido entre maio e junho deste ano, Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe apresentaram uma redução da intensidade da seca.

O Mato Grosso, em parceria com o Amapá, alcançou a ausência de secas em junho, um evento que não ocorria desde 2021. Contudo, a situação se agravou no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins, e a seca retornou ao Pará após um período de interrupção.

Leia também:

Brasil, São Paulo, SP, 19/04/2012. Vista geral da favela de Paraisópolis, zona sul da capital paulista. - Crédito:EVELSON DE FREITAS/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:182643

MP denuncia quatro policiais por morte de jovem em Paraisópolis

Blog post image

Cachorra mestiça é designada como especialista pela Polícia Científica de São Paulo

Blog post image

A condução do governo é nossa, mas é necessário que haja avanços, declara a liderança do MST ao defender a urgência da reforma agrária

Cenário Regional e Nacional

A Região Norte registrou a situação mais branda, ao passo que o Nordeste permaneceu como o mais impactado, com 33% de sua área em estado de seca severo.

Entretanto, todas as cinco regiões geopolíticas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) apresentaram uma desaceleração comum entre maio e junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A área afetada pela seca reduziu em 12 estados: Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Somente o Maranhão registrou um crescimento na área de seca.

A evolução das condições foi, em grande parte, impulsionada pelo volume de chuvas.

No Nordeste, as chuvas do último mês provocaram o recuo da seca grave (S2) no nordeste da Bahia e centro de Pernambuco, e a seca grave cedeu em Alagoas e Sergipe. Por outro lado, a deterioração dos indicadores devido à menor quantidade de chuvas em algumas áreas resultou no avanço da seca moderada (S1) no norte e sul do Maranhão e Piauí, e no noroeste do Rio Grande do Norte e da Bahia. O Ceará também registrou o agravamento da seca no nordeste e oeste, evoluindo de fraca (S0) para moderada (S1).

Nas regiões Sudeste, precipitações acima do normal evitaram a ocorrência de estiagem moderada (S1) no Rio de Janeiro e reduziram a intensidade no sudoeste e sudeste de Minas Gerais, bem como no oeste e centro de São Paulo.

Nas Regiões Sul, as chuvas acima do esperado em junho foram determinantes para o fim da severa estiagem (S2) e para um retrocesso de até duas faixas de seca nos três estados. Isso resultou na ausência de seca em grande parte do Paraná, oeste de Santa Catarina e praticamente todo o Rio Grande do Sul.

Nas Regiões Norte, precipitações acima do esperado ocasionaram o retrocesso da seca moderada (S1) no norte do Amazonas e da seca fraca (S0) no oeste do Amazonas, norte do Rondônia e sul do Tocantins. Entretanto, a falta de chuvas abaixo da média promoveu o surgimento de seca fraca (S0) em parte do leste do Pará e o avanço da seca moderada (S1) no leste do Tocantins.

No Centro-Oeste, as chuvas acima da média nos últimos meses possibilitaram o fim da seca em Mato Grosso. Observou-se também o recuo da seca moderada (S1) na região central e sul do Goiás, e da seca fraca (S0) no norte do Mato Grosso do Sul e no oeste e norte do Goiás. Mato Grosso do Sul, em particular, não apresenta mais seca moderada (S1).

Destaques Estaduais

O Monitor de Secas funciona como uma iniciativa coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), atuando como a “Instituição Central” do programa.

Fonte por: CNN Brasil

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Brasilfenômeno climáticomonitor de secasredução secaregiões afetadassecas
Foto do Gabriel Furtado

Autor(a):

Gabriel Furtado

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Imagem do post

Mais Notícias

Partidos Republicanos propõem novo título para a ópera "Melania"

23/07/2025 3:45 | 1 min de leitura

● Corpo de Preta Gil estará sendo homenageado em velório no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 3:25 | 2 min de leitura

● Stellantis chama para reparo modelos 208 e 2008 devido a risco de incêndio

23/07/2025 3:13 | 1 min de leitura

● Comitê Olímpico dos EUA segue orientação de Trump sobre atletas trans

23/07/2025 2:09 | 2 min de leitura

● O velório de Preta Gil acontecerá nesta sexta-feira no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 2:03 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!