A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), declarou que existe possibilidade do café e da carne serem isentos da alíquota de 50% definida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida entrará em vigor nesta quarta-feira 6.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, os dois produtos não estavam incluídos em uma lista de quase 700 itens isentos da taxa. Segundo Tebet, não se descarta uma surpresa nos próximos dias — não necessariamente nesta quarta.
O emedebista destacou que a remoção do café e da carne da tabela tarifária também seria vantajosa para os norte-americanos, considerando que a substituição no comércio internacional não é uma tarefa fácil.
LEIA TAMBÉM!
“Eles têm muito mais desvantagem que nós”, declarou Tebet a jornalistas. “Nós conseguimos reposicionar (…), no curto prazo, esses dois produtos. A carne deve se tornar uma chave, o frigorífico deixa de fazer o corte específico dos EUA. O boi é o mesmo, então ele só faz o corte específico para outros países.”
Tebet avalia, contudo, ser possível que a Casa Branca não anuncie formalmente essa eventual retirada, porque os Estados Unidos “não têm interesse em alardear que estão cedendo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital