A entidade federativa autorizou a realização da partida do Barcelona na Liga dos Campeões em Miami

Disputa entre Barcelona e Vila-real pela 17ª rodada ainda aguarda aval das entidades reguladoras.

11/08/2025 12:18

2 min de leitura

A entidade federativa autorizou a realização da partida do Barcelona na Liga dos Campeões em Miami
(Imagem de reprodução da internet).

A Liga Espanhola poderá, finalmente, se expandir para os Estados Unidos após a Real Federação Espanhola de Futebol aprovar um acordo para que Barcelona e Villarreal se enfrentem em Miami, nos EUA, uma iniciativa que demandou quase uma década para ser implementada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diretoria da RFEF autorizou, na segunda-feira (11), que o jogo da 17ª rodada seja realizado no Hard Rock Stadium em 20 de dezembro, o primeiro passo para que a competição realize um confronto oficial no exterior pela primeira vez em sua história.

A proposta agora encaminha-se para a Uefa, órgão regulador do futebol europeu, antes de requerer a aprovação final da Fifa – o último obstáculo no sonho americano do presidente da LaLiga, Javier Tebas.

Leia também:

A RFEF declarou em comunicado que a Diretoria recebeu uma solicitação do Villarreal CF e do FC Barcelona para realizar sua partida da 17ª rodada da primeira divisão nos Estados Unidos, em reunião de 11 de agosto de 2025.

A Real Federação Espanhola de Futebol submeterá o pedido à UEFA para iniciar o processo de autorização subsequente da Fifa, a fim de que a partida seja realizada no Hard Rock Stadium, em Miami, em 20 de dezembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A LaLiga tem perseguido sua visão transatlântica há quase uma década, seguindo a estratégia utilizada pela NFL e pela NBA para se estabelecer em outros mercados.

A primeira iniciativa de Tebas aconteceu na temporada 2018-19, com a apresentação de um plano para realizar um jogo entre Girona e Barcelona nos Estados Unidos, que não foi realizado.

O confronto entre Villarreal e Atlético de Madrid para a temporada 2019-2020 também não ocorreu, com o caso sendo levado à justiça após a RFEF negar a autorização.

O Tribunal sentenciou a favor da Federação Espanhola, atualmente liderada por Luis Rubiales, que foi afastado em 2023 após o beijo à jogadora Jenni Hermoso, celebrando a vitória da Espanha na Copa do Mundo Feminina.

Registrou-se outro incidente crítico na temporada anterior, com um jogo entre Barcelona e Atlético de Madrid próximo de ocorrer, porém a LaLiga se retratou no último momento para aprimorar o projeto.

Com as barreiras regulatórias solucionadas e os conflitos internos resolvidos, o embate Villarreal x Barcelona parece pronto para oferecer a tão aguardada experiência americana do futebol espanhol.

Após controvérsia, Lamine Yamal estende contrato com o Barcelona e assume a camisa 10.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)