A economia dos Estados Unidos necessita que o frágil cessar-fogo negociado pelo presidente Donald Trump no Oriente Médio persista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso a interrupção das hostilidades entre Israel e Irã não se mantenha e as principais disputas sejam retomadas, os preços do petróleo provavelmente aumentariam significativamente. E o aumento nos preços da gasolina é o último fator que a economia americana necessita neste momento.
A inflação deve aumentar neste verão devido às altas tarifas de Trump sobre importações. Um choque no preço do petróleo tornaria as coisas piores – talvez muito piores.
LEIA TAMBÉM!
Aquele seria um golpe duplo. Inicialmente, há o choque estagflacionário das tarifas, e posteriormente um possível choque do petróleo, afirmou Alan Blinder, professor de economia da Universidade de Princeton e ex-alto funcionário do Federal Reserve, em entrevista por telefone à CNN.
A guerra comercial de Trump lhe oferece menos espaço para erros no Oriente Médio. Ele não pode se permitir que outro evento global cause inflação e adie ainda mais os cortes nas taxas do Fed.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A economia está vulnerável a qualquer eventualidade que possa ocorrer, e isso certamente se enquadra nisso, afirmou Mark Zandi, economista-chefe da Moody’s Analytics.
É por isso que os investidores estão aliviados nos últimos dias. As ações subiram e os preços do petróleo despenderam em uma das maiores quedas em anos.
A reação da Irã aos ataques dos Estados Unidos às suas instalações nucleares foi bastante restrita e simbólica. Adicionalmente, o acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã diminui as preocupações sobre a escalada do conflito.
Trump decidiu atacar as instalações do Irã.
Fonte por: CNN Brasil