A disputa é contra a potência nuclear do Irã e não contra o governo iraniano, afirma o vice-presidente dos EUA

J.D. Vance afirma que os ataques aéreos dos Estados Unidos no Irã retardaram seu programa nuclear.

22/06/2025 12:05

1 min de leitura

Washington (United States), 07/05/2025.- US Vice President JD Vance speaks during a meeting of the White House Task Force on the FIFA World Cup 2026 in the East Room of the White House in Washington, DC, USA, 06 May 2025. Andrew Giuliani was named Executive Director of the task force. EFE/EPA/FRANCIS CHUNG / POOL
Washington (United States), 07/05/2025.- US Vice President JD Va...

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, declarou neste domingo (22) que os ataques aéreos dos Estados Unidos contra a Irã atrasaram seu programa nuclear, mas acrescentou que Washington não está em guerra com a República Islâmica. “Não quero entrar em detalhes sensíveis de inteligência, mas sabemos que, na noite passada, atrasamos significativamente o programa nuclear do Irã, seja por anos ou até mais”, disse Vance à ABC. “Não estamos em guerra com o Irã, estamos em guerra contra o programa nuclear iraniano”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também neste domingo, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, reforçou a fala de Donald Trump, que disse que seu país busca a paz, mas fez um alerta ao Irã, dizendo que ele deve seguir o mesmo caminho. “Seria inteligente ouvir essas palavras. Como Trump disse, os EUA não buscam uma guerra, mas vamos agir de forma rápida e precisa quando o nosso povo, parceiros e interesses estiveram ameaçados”, enfatizou, garantindo que qualquer retaliação do Irã ou dos aliados contra os Estados Unidos, seria um erro.

Fonte por: Jovem Pan

Leia também:

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.