A deputada Gleisi alerta que o governador Tarcísio prioriza ideologias em detrimento do interesse do país

A ministra declara que os apoiadores de Bolsonaro visivelmente buscam vantagens políticas a serem obtidas através do relacionamento com Trump.

10/07/2025 19:43

2 min de leitura

A deputada Gleisi alerta que o governador Tarcísio prioriza ideologias em detrimento do interesse do país
(Imagem de reprodução da internet).

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quinta-feira (10.jul.2025) que “quem está colocando ideologia acima dos interesses do país” é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e “todos os cúmplices” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que estão celebrando a tarifa imposta pelos Estados Unidos ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Apenas buscam ganho político que visam obter da chantagem ao presidente dos EUA, pois nunca se importaram de verdade com o país e o povo”, declarou Gleisi no X.

A crítica da responsável se refere à maneira como o governo articulou sua relação com o Congresso surge em reação à declaração feita pelo governador Tarcísio (9 de julho) logo após o anúncio do republicano Donald Trump sobre a tributação de 50% nos produtos importados do Brasil.

Leia também:

O governador declarou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve promover um esforço diplomático para solucionar a questão com maturidade política e visão de Estado, sem se disculpar com quem não está no poder.

Tarcísio afirma que “parece que o governo Lula ainda não compreendeu que ideologia e aritmética não se misturam. Resolver os problemas das pessoas, das nossas empresas, dos nossos exportadores é mais importante do que o revanchismo, a bravata e a construção de narrativas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump justificou na carta a elevação da tarifa devido ao tratamento que o governo brasileiro dispensou a Bolsonaro, afirmando respeitá-lo “profundamente”. O ex-presidente é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.

O republicano complementou que o Brasil mantém uma relação comercial “injusta” com os EUA e acusou o governo do presidente Lula de impor barreiras tarifárias e não tarifárias que prejudicam as exportações norte-americanas.

Lula afirmou que o Brasil implementará a Lei de Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025) em resposta à imposição de tarifa sobre produtos brasileiros.

A declaração de Lula, divulgada em sua página no X, indicou que qualquer aumento de tarifas realizado de forma isolada será analisado à luz da Lei Brasileira de Reciprocidade Econômica. A sugestão de aplicação da lei já havia sido avaliada anteriormente, porém não fora previamente comunicada pelo governo.

A lei foi aprovada pelo Congresso em abril após o Dia da Libertação, momento em que Trump anunciou, em 2 de abril, a imposição unilateral de tarifas a vários países do mundo. Nesse dia, o Brasil foi taxado em 10%, com algumas isenções. A nova tarifa, divulgada nesta quarta-feira, entrará em vigor em 1º de agosto.

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.