A Defesa Civil emite alerta para risco de incêndios em São Paulo

A ocorrência de neblinas nas manhãs e a baixa umidade do ar se repetirá.

16/07/2025 10:31

1 min de leitura

A Defesa Civil emite alerta para risco de incêndios em São Paulo
(Imagem de reprodução da internet).

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre o risco de incêndios, considerando as condições climáticas como baixa umidade do ar, a incidência solar e a ausência de chuvas. As manhãs apresentarão neblina e temperaturas mais amenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre sábado (12) e a última segunda-feira (14), uma massa de ar seco garantiu tempo estável em grande parte do território paulista, com predomínio do sol e poucas nuvens. A umidade relativa do ar deve permanecer baixa, atingindo valores de até 30%, sobretudo nas regiões do Noroeste Paulista, que apresentam maior risco para incêndios florestais.

Os incêndios florestais são apontados como uma das maiores ameaças à biodiversidade e à conservação ambiental, pois provocam não somente a morte de animais selvagens, mas também afetam a vegetação, elevando a poluição do ar e reduzindo a fertilidade do solo, além do risco de acidentes com queimaduras.

Leia também:

A Defesa Civil recomenda que a população evite acender fogueiras, soltar balões, descartar cigarros ou utilizar qualquer equipamento que possa causar incêndio em áreas de vegetação.

A Climatempo projeta que a umidade relativa do ar será a mais baixa, em 28%, nesta quarta-feira (16), e a mais alta, em 97%, no dia 29 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município de Itapira apresentou a menor leitura de umidade relativa do ar na terça-feira (15), com o valor de 21%.

Os mapas da Defesa Civil para riscos de incêndio identificam as áreas com maior probabilidade.

Verifique os mapas para os próximos dias.

Na quinta e sexta-feira (17 e 18), o aviso máximo se mantém em grande parte do estado. No sábado (19) e no domingo (20), as áreas que estavam em alerta amareno diminuem e não estarão em alerta.

Sob a supervisão de Carolina Figueiredo.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.