A decisão de Lula causou a renúncia de Lupi ao governo

Três meses após a publicação, o petista declarou que a CartaCapital não se arrependeu da sua cobertura da crise no INSS: “Fui estigmatizado”.

08/08/2025 14:56

3 min de leitura

A decisão de Lula causou a renúncia de Lupi ao governo
(Imagem de reprodução da internet).

A troca de comando no INSS, durante o escândalo das fraudes em descontos, tornou inviável a permanência de Carlos Lupi à frente do Ministério da Previdência Social. É o que o ex-ministro afirma em entrevista ao vivo à CartaCapital, exibida nesta sexta-feira 8.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o período entre o final de abril e o início de maio, em decorrência da divulgação pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União sobre a magnitude das irregularidades, Lula determinou a exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e instituiu Gilberto Waller Júnior na função.

Para Lupi, a decisão representava um indicativo de desconfiança: “Quando Lula anunciou o presidente do INSS, foi uma espécie de interventor. E eu falei: ‘presidente, quando o senhor nomeia um interventor na instituição, é porque não confia em mim e não tenho como continuar’”, declarou.

Leia também:

Em 2 de maio, Lupi renunciou e Lula nomeou, na sequência, o então secretário-executivo, Wolney Queiroz, para assumir seu lugar. Fui me encontrar com ele com a carta preparada e questionei se concordava. Na hora, solicitou que ligasse para o Wolney, querendo que ele atendesse pelo ministério.

Lupi ressalta que não deve haver ressentimento em relação a Lula ou a membros do governo, mas também não se arrepende das decisões que assumiu durante a crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crise iniciou em 23 de abril, quando as ações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União intensificaram a pressão pela saída de Stefanutto. Nesse momento, Lupi justificou em coletiva a permanência do presidente do INSS, alegando que ele havia sido “exemplar” e que não poderia afastá-lo antes do encerramento das investigações. Contudo, o Judiciário já havia determinado o afastamento de Stefanutto.

“Eu repetiria a mesma coisa que falei”, resumiu Lupi, mais de três meses após a entrevista, referindo-se à estigmatização que sofreu, como se estivesse defendendo o chefe de uma “quadrilha”.

Foi perguntado se o Ministério da Previdência Social demorou para agir, declarou não ser responsabilidade do ministro conduzir uma investigação.

“Como ministro, não estou no dia a dia do INSS”, pondera. “Existiu um conluio entre algumas entidades corruptas que enganavam os aposentados com os descontos indevidos. E dentro do INSS montaram uma quadrilha que está sob investigação e que facilitava esse jogo entre as partes.”

Carlos Lupi será convocado pela CPMI do INSS, que será instalada neste mês, e prestará depoimento a deputados e senadores. Ele declara ser legítimo o funcionamento da comissão. “Todos aqueles que tiverem responsabilidade devem ser processados, ter direito de defesa e, se forem culpados, ir para a cadeia”, concluiu.

O pagamento de restituições a aposentados e pensionistas com descontos incorretos está em curso. A devolução custará 3,3 bilhões de reais ao governo federal, através de medidas provisórias.

Devido ser um crédito excepcional, o valor não está sujeito às restrições do arcabouço fiscal e não será considerado para o alcance das metas de resultado primário ou do limite de gastos.

Aderir ao acordo para ressarcimento é possível para aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos e não obtiveram resposta da entidade ou da associação após 15 dias úteis.

Assista à ínteira da entrevista.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)