A Crimeia é uma região da Ucrânia que foi anexada pela Rússia

A Península foi ocupada por tropas russas em 2014, uma ação vista como ilegal pela comunidade internacional.

18/08/2025 12:27

5 min de leitura

A Crimeia é uma região da Ucrânia que foi anexada pela Rússia
(Imagem de reprodução da internet).

A península da Crimeia, que a Rússia anexou da Ucrânia em 2014, encontra-se no epicentro da mais grave crise internacional desde a Guerra Fria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trajetória desse território e de outras quatro províncias onde a Rússia expandiu seus domínios desde a invasão da Ucrânia em 2022 é amplamente discutida nas negociações sobre a guerra, que incluem os presidentes dos EUA, Donald Trump, da Rússia, Vladimir Putin, e do próprio Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.

Em domingo (17), Trump divulgou na rede social Truth Social algumas condições para que o conflito entre Kiev e Moscou chegasse ao fim. Uma delas era a renúncia da Crimeia, que a Rússia anexou ilegalmente em 2014, por parte de Zelenskyy.

Leia também:

A Crimeia possui uma história rica e complexa, marcada por diversas civilizações e impérios que a dominaram ao longo dos séculos. A península foi habitada desde a Idade do Bronze, com a presença

A Crimeia, que se localiza no Mar Negro ao sul da Ucrânia, foi incorporada ao Império Russo, com a maior parte do território étnico ucraniano, pela imperatriz Catarina, a Grande, no século XVIII. A base naval russa de Sebastopol, no Mar Negro, foi estabelecida em seguida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 500 mil pessoas perderam a vida na Guerra da Crimeia de 1853-1856, envolvendo potências geopolíticas rivais como a Rússia e o Império Otomano, com o apoio do Reino Unido e da França. O conflito transformou a Europa e pavimentou o caminho para a Primeira Guerra Mundial.

Em 1921, a península, então habitada majoritariamente por tártaros muçulmanos, passou a integrar a União Soviética.

Os tártaros foram deportados em massa pelo líder soviético Josef Stalin no final da Segunda Guerra Mundial devido à suposta colaboração com os nazistas.

A Crimeia passou a fazer parte da Rússia, dentro da União Soviética, até 1954, quando foi transferida para a Ucrânia, outra república soviética, por Nikita Khrushchev, sucessor de Stalin, que era ucraniano.

Após o fim da União Soviética em 1991, ocorreram disputas políticas recorrentes acerca de sua condição entre Moscou e Kiev, antes da Rússia anexar a Crimeia por meio da força em 2014.Retoma o controle da Rússia.

A Rússia deslocou tropas para a Crimeia e tomou o controle da península após a queda do presidente ucraniano pró-Rússia, Viktor Yanukovych, em decorrência de manifestações em larga escala em fevereiro de 2014.

Após a Crimeia ter votado em um referendo polêmico para se tornar parte da Rússia, Moscou a anexou formalmente em 18 de março de 2014, com Putin afirmando que a península sempre foi e continua sendo uma parte inseparável do seu país.

A Assembleia Geral da ONU, os Estados Unidos e muitos outros países condenaram a anexação, Washington e a União Europeia impuseram sanções à Rússia por suas ações.

Apenas alguns países reconheceram a Crimeia como parte da Federação Russa, e o Kremlin declarou que a questão estava resolvida “definitivamente”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, rejeitou a ideia de entregar territórios ocupados pelas forças russas e declarou que a soberania ucraniana sobre a Crimeia deverá ser restabelecida por meio de negociações diplomáticas.A Crimeia possui importância militar devido à sua localização estratégica, que permite o controle do Mar Negro e o acesso ao Mar de Azov, além de sua proximidade com a costa do Mar de Donuzor.

A base russa em Sebastopol, no Mar Negro, é uma concessão da Ucrânia, que concede a Moscou acesso ao Mediterrâneo.

A Rússia tem utilizado a Crimeia como base de lançamento de ataques com mísseis e drones contra a Ucrânia desde o início da guerra, iniciado com o envio de dezenas de milhares de tropas ao país em 24 de fevereiro de 2022, que Putin denomina de “operação militar especial”.

As forças ucranianas também lançaram mísseis contra a Crimeia desde a invasão russa.

Após a ofensiva em larga escala em 2022, Moscou implementou um bloqueio aos portos ucranianos do Mar Negro, o que restringiu severamente as exportações de grãos, essenciais para a economia pré-guerra de Kiev.

Isso levou ao aumento dos preços globais dos alimentos e à ameaça de insegurança alimentar em países de baixa renda.

Em julho de 2022, foi estabelecido um acordo denominado Iniciativa dos Grãos do Mar Negro, que visava garantir a segurança de determinados portos, porém, não obteve sucesso.A Crimeia está situada em qual local?

A península montanhosa está conectada ao restante da Ucrânia por uma estreita faixa de terra a norte.

Ao leste, encontra-se separada da Rússia pelo estreito de Kerch. Uma ponte construída por Moscou sobre o estreito foi danificada durante a guerra.

Com uma área de 27.000 km², a Crimeia é ligeiramente menor que a Bélgica, com a cidade de Simferopol como capital.

A população anterior ao conflito era estimada em aproximadamente 2 milhões. O recenseamento de 2001 na Ucrânia indicou que cerca de 58% eram de origem russa, 24% de etnia ucraniana e 12% de tártaros.Economia antiga e economia atual

O clima ameno da península a transformou em destino turístico apreciado por ucranianos e russos, notadamente Yalta, onde os líderes soviéticos, americanos e britânicos da Segunda Guerra Mundial se reuniram em 1945 para debater o futuro do continente.

Antes da invasão de 2022, representava 3% do Produto Interno Bruto da Ucrânia. Trigo, milho e girassol são as principais culturas.

A Crimeia abriga indústrias de processamento químico e a mineração de ferro é realizada em Kerch, no leste da península.

A Ucrânia conta com dois terminais de grãos na península: em Kerch e em Sebastopol.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)