A Coreia do Sul autoriza legislação que determina a proibição do uso de celulares em ambientes escolares
A medida recentemente anunciada junta-se à linha de políticas implementadas por países como França, Holanda, Itália, México e Brasil.
Na Coreia do Sul, foi aprovada uma lei que restringe o uso de celulares em salas de aula, em resposta ao debate global sobre os efeitos da tecnologia no ambiente educacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A regulamentação, com entrada em vigor em março de 2026, é considerada um gesto do governo Lee Jae-myung em relação à restrição do uso de celulares e, por conseguinte, das redes sociais por menores de idade.
O uso excessivo de celulares por jovens é motivo de preocupação para as autoridades.
Estudos recentes sobre o assunto apontaram um aumento notável no tempo de uso de telas (acima de 4 horas diárias) entre jovens sul-coreanos, que subiu de 30% para 55% no período de 2017 a 2020. A situação é motivo de preocupação para as autoridades sul-coreanas, devido ao risco de problemas de saúde mental decorrentes do uso excessivo de smartphones.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Educação, em comunicado oficial, destacou que, mesmo com as restrições, a nova lei contempla algumas exceções para o uso do aparelho, como, por exemplo, para alunos com deficiência ou em situações de abordagem educativa.
Tendência mundial
França, Espanha, Grécia, Itália, Holanda, Finlândia, Suíça, México, Portugal, EUA, Canadá e Brasil implementaram ações que restringem o uso de celulares em sala de aula, total ou parcialmente.
Leia também:
Resultado do Fies 2025: MEC divulga vagas remanescentes e prazos para candidatos pré-selecionados
Enem 2025: Dicas de Pedro Pacífico para Arrasar na Redação e Garantir Boa Nota
UFMG Lança Edital do Vestibular Habilidades 2026 com Inscrições a Partir de Novembro
Ministério da Educação divulga manual para pais sobre o uso de celulares nas escolas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












