O Norte da Coreia afirmou, no sábado (23), que tropas sul-coreanas realizaram disparos de alerta na terça-feira (19) na zona da fronteira entre as duas Coreias, classificando a ação como provocação intencional, conforme divulgado pela agência KCNA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Coreia do Norte afirmou que as transmissões de alerta dos militares sul-coreanos na área da fronteira estavam se intensificando.
Desde o ano passado, a Coreia do Norte tem construído barreiras na fronteira fortemente fortificada entre as duas Coreias, além de detonar estradas e ferrovias intercoreanas.
LEIA TAMBÉM!
A Coreia do Norte “tomará as medidas correspondentes” para qualquer obstrução ao projeto de construção de barreiras e “não se responsabilizará pelas graves consequências” se o alerta avançado na área da fronteira for ignorado no futuro, declarou a KCNA, citando uma declaração do tenente-general do Exército Ko Jong Chol, vice-chefe do Estado-Maior do Exército norte-coreano.
A declaração da Coreia do Norte se opõe à afirmação do presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, na semana passada, de que o país suspenderia algumas atividades militares ao longo de sua fronteira com a Coreia do Norte, na mais recente tentativa do governo para aprimorar as relações entre os vizinhos que permanecem tecnicamente em guerra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Coreia do Norte criticou novamente os exercícios militares conjuntos em curso dos Estados Unidos e da Coreia do Sul como “um exercício extremamente provocativo… para uma guerra real”.
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul declararam que os exercícios são de natureza defensiva.
Fonte por: CNN Brasil