A Conib (Confederação Israelita do Brasil) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (1º.jun.2025). A organização declarou que o petista fomenta o “antissemitismo entre seus seguidores” e “se empenha em distorcer a realidade com o objetivo de atacar e difamar o Estado judeu”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração da Conib ocorreu em reação à fala de Lula. O brasileiro criticou o governo israelense e alegou que os ataques na Faixa de Gaza são motivados por “vingança de um governo pela possibilidade da criação de um Estado palestino”. Ele reiterou que há um genocídio em curso na região.
Israel não comete genocídio em Gaza, e quem propaga essa calúnia antissemita busca ganhos oportunistas ou ignora os fatos. O que Israel efetivamente realiza é se defender de uma organização terrorista que se esconde por trás de civis palestinos, o que se comprova diariamente. O presidente da República, com suas declarações antissemitas e irresponsáveis, parece querer gerar conflitos para a nossa comunidade ao promover o antissemitismo entre seus seguidores, em uma atitude irresponsável e destrutiva, afirma a nota.
LEIA TAMBÉM!
Lula proferiu a declaração durante o congresso do PSB, em Brasília. Ele também leu uma nota do Ministério das Relações Exteriores que condena a decisão de Israel de instalar 22 novos assentamentos na Cisjordânia. Não foram feitas referências ao grupo extremista Hamas.
Essa guerra não é desejada pelo povo judeu. A maioria do povo judeu não concorda com essa guerra, o povo de Israel não quer essa guerra. Essa guerra é uma vingança de um governo pela possibilidade da criação de um Estado palestino, disse Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360