A Confederação Nacional do Comércio (CNI) reúne delegação empresarial brasileira na missão ao México, visando ampliar os laços comerciais
O México se tornou o segundo destino mais importante das exportações brasileiras na América Latina.

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) acompanha a delegação oficial brasileira na missão ao México, organizada pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em colaboração com os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e das Relações Exteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião corporativa será realizada na terça (26) e quarta-feira (27) na capital mexicana.
O México já é o segundo destino mais importante das exportações brasileiras na América Latina e se destaca entre os dez maiores mercados mundiais para o Brasil. Em 2024, os comércios entre os dois países ultrapassaram a marca de US$ 12 bilhões.
Leia também:

Consumidores americanos estão gradualmente suportando os encargos

Índice de Confiança do Consumidor no Brasil registra queda em agosto, aponta levantamento da FGV

Mercado antecipa queda no IPCA em 2025 e projeta crescimento do PIB com ritmo mais lento
A CNI afirma que, apesar de sua importância, essa colaboração ainda não atingiu seu máximo potencial, e a meta é auxiliar na negociação de um acordo mais amplo, que promova o aumento do investimento entre os dois países.
O presidente da entidade, Ricardo Alban, declarou que a negociação de um novo marco comercial entre Brasil e México é uma demanda prioritária da indústria e assume maior relevância no cenário atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A previsão indica que um acordo mais abrangente e abrangente pode gerar um crescimento extra de 13,8 bilhões de dólares no Produto Interno Bruto dos dois países. Isso representa um aumento de 3,2 bilhões de dólares nas trocas comerciais e 8 bilhões de dólares em investimentos adicionais.
A programação corporativa contempla visitas técnicas a empresas e instituições mexicanas, além do Fórum Empresarial Brasil-México, que reunirá mais de 150 empresas brasileiras e seus parceiros locais.
Serão promovidas mesas de diálogo entre autoridades e empresários, com foco em seis eixos estratégicos: segurança alimentar, complexo de saúde, tecnologia e serviços, segurança, transição energética e indústria (automotiva, transporte, aeroespacial, máquinas e componentes).
Adicionalmente, durante a missão, ocorrerá a 3ª Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-México, secretariada pela CNI e por sua contraparte no país, o COMCE (Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Exterior, Investimento e Tecnologia).
O encontro discutirá temas de interesse da agenda conjunta, com ênfase nas negociações comerciais e na ampliação dos itens incluídos no Acordo de Complementação Econômica nº 53 (ACE 53).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)