A condenação a 43 anos de prisão para Bolsonaro seria justa?
O cálculo da pena no processo contra Bolsonaro considera as penas máximas dos crimes listados pela Procuradoria-Geral da República.

O comentarista José Eduardo Cardozo e a economista Marina Helena debateram, na terça-feira (15), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a pena de 43 anos de prisão para o ex-presidente Jair Bolsonaro seria justa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cálculo leva em consideração as penas máximas dos crimes listados pela Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro.
Cardozo sustenta que Bolsonaro cometeu delitos inquestionáveis e requer sua punição.
Leia também:

Ex-presidente argentino Cristina Kirchner e outros oito indivíduos foram condenados a pagar quase R$ 3 bilhões pela Justiça argentina

O Ministério das Relações Exteriores afirma que a soberania do Brasil não será objeto de discussão em nenhuma negociação

Análise: Lula aproveita a onda “nós contra eles”
Será necessário quantificar a pena com base no que consta nos autos. E o que está nos autos, inequivocamente, é a comprovação absoluta do comportamento delituoso de Jair Bolsonaro.
Ninguém está dizendo que Bolsonaro falou algo e está sendo punido por isso, não. Nós tivemos o quebra-cabeça do dia 8, a intervenção dele em relação aos embaixadores, tudo isso conectado desde 2021 com um conjunto de atos que inclusive tem plano de assassinato de pessoas. Isso não é delito de opinião, é tentativa de golpe de Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Marina considera que não haveria justificativa para aplicar qualquer tipo de benefício nesse caso.
Sabemos que, desde o início, isto não é um julgamento técnico e jurídico, é um julgamento político e tem um objetivo muito claro, que é a morte política de Jair Bolsonaro e de todos aqueles que o cercam.
Infelizmente, observa-se a condenação de milhares de pessoas, há exilados políticos e manifestantes do oito de janeiro, mas isso nunca se tratou deles, mas sim de realizar o julgamento político para tirar Bolsonaro completamente do cenário político e não apenas ele.
Bolsonaro negou veementemente todas as acusações em entrevista à CNN Arena na terça-feira (15). De acordo com o ex-presidente, o inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado é “inaceitável” e representa uma perseguição política.
O ministro Bolsonaro declarou que a Polícia Federal está colocando palavras na sua boca, tratando-se de um processo indevido. Ele negou a existência de qualquer esquema.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.