A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) projetou que a produção de grãos no Brasil para a safra 2024/2025 atingirá 339,6 milhões de toneladas. O estudo aponta um aumento de 14,2% em relação à safra anterior. A íntegra da publicação da Conab (PDF – 2 MB) está disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O desempenho se deve às condições climáticas favoráveis na maior parte do território nacional, à expansão das áreas plantadas, a investimentos tecnológicos e aos incentivos do governo, afirmou a companhia.
O incremento da área plantada foi impulsionado pela soja, com um crescimento de 3,2%, o que corresponde a 1,5 milhão de hectares adicionais. O milho ocupa a segunda posição, com expansão de 2,4% (507,8 mil hectares), seguido pelo arroz, que apresentou aumento de 140,8 mil hectares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório evidenciou:
A Conab aponta que a nova política de biodiesel do CNPE – que eleva a mistura de etanol na gasolina de 27% para 30% e o biodiesel no diesel de 14% para 15% – impulsiona o mercado de soja no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
O processamento complementar da oleaginosa deve atingir 935 mil toneladas, aumentando a produção de óleo para 11,37 milhões de toneladas e 43,78 milhões de toneladas de farelo.
No milho, o crescimento da demanda no Brasil, principalmente para a produção de etanol, deverá absorver parcela do aumento na oferta, que se estima em 132 milhões de toneladas.
A avaliação indica que os valores podem ser modificados de acordo com o clima nos próximos meses, principalmente em culturas que se encontram em final de colheita ou fase inicial de desenvolvimento.
Fonte por: Poder 360
