Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. A China se prepara para a revolução da IA

A China se prepara para a revolução da IA

A estratégia contempla a produção em larga escala de chips, o uso de robôs humanoides, sua aplicação no setor de saúde e a cooperação entre nações.

Por: Bianca Lemos

03/09/2025 16:19

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em 26 de agosto de 2025, o Conselho de Estado da China oficializou uma estratégia de integração intensiva da inteligência artificial em todos os setores da sociedade e da economia. Os alvos são ambiciosos: remodelar as formas de produção e de vida, impulsionar uma revolução produtiva e fomentar uma nova era social e econômica, caracterizada pela cooperação entre humanos e máquinas e pela disseminação dos benefícios tecnológicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aplicação das diretrizes do denominado IA+ concretiza a transição do socialismo chinês a uma nova fase do desenvolvimento tecnológico humano. Esta nova orientação define explicitamente o papel da transformação produtiva na mudança da qualidade de vida. Propõe-se que, como condição, a “Nova Era” para o socialismo com características chinesas envolva uma metamorfose do modo de produção a partir do desenvolvimento da formação social da China.

Essa abordagem se insere em uma trajetória iniciada há anos, cujo começo contemplou documentos como o Plano de Desenvolvimento de Inteligência Artificial de Nova Geração (2017) e o ambicioso “Made in China 2025”, que colocaram a IA em um nível de tecnologia estratégica fundamental à soberania tecnológica chinesa, incluindo os setores militar e energético.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril, o presidente Xi Jinping já havia enfatizado que a evolução acelerada da IA+ deveria impulsionar tecnologias de nova geração e estabelecer um novo sistema de mobilização de recursos em escala nacional, com foco no desenvolvimento equilibrado, seguro e voltado para a melhoria da qualidade de vida.

Até 2027, novas infraestruturas, tecnologias e serviços baseados em IA, incluindo terminais inteligentes e agentes virtuais, devem estar presentes em 70% da economia real chinesa. Até 2030, a meta é ultrapassar 90%, consolidando a IA como motor central do crescimento econômico e da modernização do país. O esforço integra um plano iniciado em 2024 para expandir aplicações em setores estratégicos como manufatura, saúde, agricultura e serviços.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão

Em consonância com os debates das “Duas Sessões”, a conferência bicameral do legislativo chinês, o Conselho de Estado direciona a cada província a empregar suas vantagens regionais, mantendo coerência e evitando esforços repetidos, ajustando o desenvolvimento da IA à realidade local.

A atenção se concentra, portanto, em aplicações práticas, em vez da pesquisa teórica e da regulação interna. Na Conferência Mundial de IA em 2025, Pequim apresentou um plano de 13 pontos para a governança global da IA+, enfatizando a cooperação internacional e o papel do Estado na elaboração de normas.

Na arena internacional, o primeiro-ministro Li Qiang propôs, em 5 de março, a criação de um organismo global para coordenar a regulação da IA e compartilhar avanços chineses, defendendo um arcabouço de governança com consenso amplo entre os países. A iniciativa reforça a postura da China de liderança no multilateralismo, traçada por Xi Jinping desde o XX Congresso do Partido Comunista, em 2022.

A estratégia visa diminuir as dependências externas. Até 2026, a China almeja triplicar a produção interna de chips de inteligência artificial, incentivando o desenvolvimento de nanochips e ferramentas industriais de automação inteligente. Concomitantemente, o país investe em novos setores, como a fabricação de robôs humanoides para serviços comerciais e de assistência, considerados tanto como uma promessa quanto um tema de discussão ética e social.

Nos hospitais de referência, os softwares da Deepseek estão sendo utilizados a partir de janeiro de 2025, auxiliando em diagnósticos, análise de imagens e gestão clínica. Apesar dos benefícios em termos de eficiência, esses sistemas suscitam questões éticas, de responsabilidade e substituição do trabalho humano, um dos aspectos mais delicados da modernização tecnológica mundial.

A nova estratégia chinesa de IA representa um divisor de águas no planejamento político e econômico da China. Ela deverá guiar a formulação do 16º Plano Quinquenal, em elaboração até o fim de 2025, e pode se tornar, para o “China 2035”, o que o Made in China 2025 representou em seu tempo: a base fundamental de uma nova fase de desenvolvimento.

A estratégia central reside no conceito de novas forças produtivas. A IA não é apenas mais uma tecnologia, mas um divisor de águas na interação entre seres humanos e suas próprias invenções, com repercussões científicas, econômicas e políticas de longo alcance. A aposta de Pequim é que essa transformação carregará no sentido do século XXI.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
estratégia IA ChinaIA ChinaIA+ ChinaInteligência artificial Chinarevolução da IA
Foto do Bianca Lemos

Autor(a):

Bianca Lemos

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Imagem do post

Games

Resident Evil: Terror em Raccoon City! Mãe e Filha Lutam Contra Zumbis em Curta Impactante

02/02/2026 14:48 | 1 min de leitura

● Luisa Arraes e Chico Chico Buscam Reconciliação Explosiva Após Crise!

02/02/2026 17:11 | 2 min de leitura

● Estudo Revela Como Respostas Imunológicas ao Rinovírus Influenciam Crises de Asma

02/02/2026 14:51 | 3 min de leitura

● Japão faz história ao extrair sedimentos ricos em terras raras do fundo do mar a 6.000 metros!

02/02/2026 15:57 | 2 min de leitura

● Seleção Brasileira Feminina: Amistosos desafiadores contra Costa Rica, Venezuela e México em 2026!

02/02/2026 17:13 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!