A China avançou significativamente na disputa tecnológica com a criação de um robô humanoide que, além de operar continuamente por 24 horas de forma totalmente independente, gerencia seus próprios recursos energéticos. O Walker S2, nome dado ao protótipo desenvolvido pela empresa UBTech Robotics, é visto como um marco da inovação global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a substituição da bateria, o robô humanoide pode acessar outro dispositivo instalado no próprio sistema, em uma estrutura parecida com pen drives.
Para tal, o robô considera a demanda energética liberada em uma futura tarefa.
LEIA TAMBÉM!
A equipe, durante o desenvolvimento do projeto, empregou uma tecnologia chamada UBTech Robotics, que conta com um programa com inteligência superior, assegurando as funções autônomas e o autogerenciamento.
Através desse sistema, o Walker S2 realiza diversas linhas de produção, com suporte às decisões de uma rede de outros robôs que organiza as funcionalidades do software.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A China emerge como um líder inovador no campo da robótica.
O lançamento do protótipo totalmente autônomo coloca a China em uma posição de destaque no mercado da robótica internacional, de acordo com relatório publicado pela empresa norte-americana Moodys.
O documento ressalta que o país integra os recursos da inteligência artificial de ponta com a produção tecnológica de baixo custo de maneira inédita. Outro artigo sobre o tema também chama a atenção para o fato de que cerca de metade das empresas especializadas no desenvolvimento de robôs humanoides estão atualmente no país asiático.
Relatório PNUD 2025 aborda os impactos da inteligência artificial no desenvolvimento humano.
Fonte por: CNN Brasil