A China demonstra apoio ao interesse russo em reativar a parceria com a Índia
O governo Putin busca aproximar os governos da China e da Índia, que mantêm uma relação tensa desde ocorrências fronteiriças em 2020.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou nesta quinta-feira (17.jul.2025) que o país está disposto a se aproximar da Índia com o apoio da Rússia. A sugestão dos russos é retomar os fóruns RIC (Rússia-Índia-China), que não são realizados desde 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Rudenko, afirmou que o país tem o interesse de atuar como mediador entre os dois países asiáticos para restabelecer a cooperação. Apesar de serem membros cruciais do BRICS, China e Índia possuem relações tensas decorrentes de ocorrências em áreas de fronteira.
Em 2020, tensões aumentaram entre os dois países no Ladaque, que compartilha fronteira com a província chinesa do Tibete, levando à interrupção das reuniões do RIC. Os países chegaram a um acordo para resolver as disputas na região em 2024.
Leia também:

Jota recebe homenagem no Salão da Fama de Wolverhampton

Trump ordena divulgação de depoimentos à Justiça no caso Epstein

Qual foi o destino da mansão Bracho na realidade, retratada em “A Usurpadora”?
Além do histórico recente, a China é aliada do Paquistão, país com quem a Índia mantém relação ainda mais turbulenta. Em 2023, em confronto militar, os paquistaneses utilizaram aeronaves chinesas para enfrentar as forças indianas.
Lin Jian declarou que a aproximação com a Índia, por meio da mediação dos russos, é de interesse do país. Afirmou que uma relação positiva é uma questão de segurança global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cooperação China-Rússia-Índia não é só do interesse dos três países, mas também propicia a paz, a segurança, a estabilidade e ao progresso regionais e até globais. A China está disposta a manter contato com a Rússia e a Índia para promover a cooperação China-Rússia-Índia.
Parceria com a Rússia
Lin Jian foi questionado sobre o anúncio do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que a construção da rodovia M-12 “Leste” prosseguirá. A rodovia integra o projeto de transporte internacional “Europa Ocidental-China Ocidental”, que ligará as áreas de fronteira da Rússia com China, Cazaquistão, Mongólia e Coreia do Norte.
Lin Jian declarou que a China demonstra interesse positivo no desenvolvimento do projeto e que o país está aberto à integração física da região.
A China está disposta a trabalhar com a Rússia para aprofundar a cooperação no setor de transporte, explorar o potencial do transporte de trânsito, facilitar o intercâmbio de pessoas, aumentar o número de visitas mútuas de turistas e enriquecer a parceria cooperativa estratégica abrangente entre a China e a Rússia na nova era, afirmou o porta-voz.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.