A China considera “irracional” a proposta de Trump sobre desarmamento nuclear
O presidente dos EUA declarou que a “desnuclearização é um objetivo muito ambicioso” porém que a Rússia e Pequim estariam dispostos a alcançá-la.

A China afirmou, na quarta-feira (27), que é “irracional e irrealista” solicitar que o país participe de negociações de desarmamento nuclear com os Estados Unidos e a Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, proferiu declarações após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que conversara sobre o controle de armas nucleares com o presidente russo, Vladimir Putin, e desejava que a China também se envolvesse.
Guo afirmou que as forças nucleares da China e dos Estados Unidos não estão no mesmo patamar, e o ambiente de segurança estratégica e as políticas nucleares dos dois países são totalmente distintos.
Leia também:

Trump destaca a necessidade de combater o crime e a guerra na Ucrânia

Ucrânia flexibiliza lei marcial e autoriza a saída de homens com idade entre 18 e 22 anos

A política de Trump contra imigrantes impacta agentes diante da pressão por detencões
A China adota uma política de não ser a primeira na utilização de armas nucleares e uma estratégia nuclear de autodefesa, declarou, ressaltando que Pequim não se envolverá em uma corrida armamentista com qualquer outro país.
Guo afirmou que os países com os maiores arsenais nucleares devem levar a sério seus compromissos prioritários de desarmamento nuclear.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump afirmou aos repórteres na segunda-feira (25), antes de seu encontro com o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, que “uma das coisas que estamos tentando fazer com a Rússia e com a China é a desnuclearização, e isso é muito importante”.
Considero que a desnuclearização é um objetivo muito ambicioso, porém a Rússia também está disposta a alcançá-lo, e acredito que a China também estará disposta a fazê-lo. Não devemos permitir que as armas nucleares se espalhem. Precisamos eliminar as armas nucleares. O poder é excessivo.
O ministro das Relações Exteriores da Malásia afirmou no mês passado que a China firmaria um tratado do Sudeste Asiático que proibiria armas nucleares na região após a conclusão de toda a documentação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)