A China acusou, na quarta-feira (25.jun.2025), a CIA (Agência Central de Inteligência) dos Estados Unidos de tentar recrutar cidadãos chineses por meio de vídeos divulgados em redes sociais. O Ministério da Segurança do Estado chinês classificou a iniciativa como “absurda” e “manobra amadora”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministério criticou os vídeos como anúncios de empregos “repletos de retórica tosca e calúnias” que demonstram a “paranoia” das agências de inteligência dos EUA.
O diretor da CIA, John Ratcliffe, afirmou que os vídeos, divulgados em maio, buscam atrair cidadãos chineses interessados em colaborar com os Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
As publicações circularam em plataformas utilizadas por usuários chineses por meios alternativos, visto que muitas são bloqueadas no país.
Pequim já havia condenado o conteúdo em maio, descrevendo-o como uma “provocação política flagrante”. Não existem informações sobre visualizações ou respostas aos vídeos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estados Unidos e China mantêm, há anos, uma disputa marcada por acusações mútuas de espionagem em seus respectivos territórios.
Fonte por: Poder 360