O Ministério do Comércio da China manifestou críticas à decisão do México de elevar as tarifas sobre automóveis de China e de outros países asiáticos para 50%, alegando que a medida comprometeria a confiança dos investidores e afetaria significativamente o ambiente de negócios do México.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A afirmação se segue ao anúncio dos mexicanos nesta quarta-feira (10) de que elevaria as taxas sobre veículos ao limite autorizado.
O México declarou que o aumento é parte de uma análise abrangente das tarifas de importação, buscando salvaguardar postos de trabalho. Especialistas indicam que a ação também tem como objetivo melhorar o relacionamento com os Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
O Ministério da Economia do México afirmou que as medidas, que elevarão as tarifas em diversos níveis sobre produtos de vários setores, incluindo têxteis, aço e automotivo, afetariam US$ 52 bilhões em importações.
A China e o México representam parceiros econômicos e comerciais relevantes, e não desejamos que a cooperação econômica e comercial entre os dois países seja prejudicada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministério afirmou que a China adotará as medidas necessárias para proteger seus direitos e interesses legítimos, sem especificar quais seriam.
A ação se dá em resposta ao aumento da pressão dos Estados Unidos sobre os países da América Latina para limitar os vínculos econômicos com a China, em um cenário de disputa por influência na região.
Fonte por: CNN Brasil