A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgará, na quinta-feira (18), às 10h (de Brasília), uma nova metodologia que representa um desafio em competições com Árbitro de Vídeo (VAR). O evento ocorrerá no Hotel C Design, em Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O método, denominado “Football Video Support” (FVS), será empregado, em caráter experimental, nas quartas de final até a final da Copa do Brasil Feminina de Futebol e na fase final da Copa Paulista Masculina de Futebol.
A CBF, em nota publicada nesta quarta-feira (17), ressalta ter recebido convite da Fifa para integrar o projeto-piloto de testes da tecnologia que possibilita o uso do VAR, considerando a iniciativa um “desafio”. No sistema, o treinador de cada equipe poderá solicitar até duas revisões por jogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas lances previamente avaliados pelo VAR, tais como cartão vermelho, gols, pênaltis e erro de identificação de jogador (quando um atleta é punido no lugar de outro), poderão ser contestados.
A solicitação de revisão será realizada através de um movimento de giro do polegar e da apresentação de um cartão de contestação ao quarto árbitro. Se a decisão permanecer inalterada, o comandante da equipe perde um dos desafios. Caso contrário, o treinador conserva dois desafios.
LEIA TAMBÉM!
Os jogadores podem pedir ao treinador uma análise dos movimentos, contudo, apenas o técnico da equipe pode solicitar o recurso de revisão.
Implementação para cumprir requisitos da Fifa
A CBF deverá cumprir uma exigência da Fifa, imposta para que a metodologia seja utilizada em outras competições no futuro, após a participação da convidada.
A Fifa estabelece que o FVS será aplicado em no mínimo dez jogos de competições masculinas e femininas. O primeiro jogo em que a metodologia estará disponível acontecerá nas quartas de final da Copa do Brasil Feminina, cuja chave será sorteada na sexta-feira (19).
A CBF ressalta que, para assegurar resultados positivos nos testes da nova metodologia, árbitros em jogos com “desafios” participam de treinamentos no Clube de Aeronáutica (CAER) com instrutores da CBF e instrutores online da Fifa, a partir de segunda-feira (15), com duração até quinta-feira (18).
Fonte por: CNN Brasil
