A Casa Branca refuta as declarações de Lula, afirmando que Trump “não busca ser imperador do mundo”
A ocorrência se seguiu a fortes declarações de Lula sobre o presidente dos Estados Unidos; de acordo com o governo dos EUA, o republicano é o ‘líder do …

A Casa Branca respondeu nesta quinta-feira (17) às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula afirmou que Trump “não foi eleito para ser imperador do mundo” e defendeu liberdade nas relações comerciais, sem imposições dos EUA. Em coletiva à imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Trump é um “presidente forte” e “líder do mundo livre”, mas negou que ele tente exercer poder global de forma autoritária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leavitt, com um sorriso irônico, declarou que o presidente não busca ser imperador mundial, mas sim líder do mundo livre, e que houve uma grande transformação global devido à sua gestão. A porta-voz também comentou a carta de Trump ao governo brasileiro, que anunciou tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, justificando a medida com a “fraca proteção à propriedade intelectual”, a regulação digital do país e o que considerou “tolerância ao desmatamento ilegal”, fatores que, segundo ela, prejudicam empresas e produtores americanos. “As medidas adotadas por Trump são voltadas ao interesse do povo americano”.
Em entrevista à CNN, Lula afirmou que os Estados Unidos têm adotado atitudes unilaterais e que o Brasil não aceitará ser tratado como subordinado. Segundo ele, o governo brasileiro valoriza o relacionamento com Washington, mas não aceitará imposições. “Queremos negociar com os Estados Unidos, mas não seremos reféns deles. O Brasil é um aliado histórico dos EUA, mas valoriza sua soberania. Aceitamos negociação, não imposição”, declarou.
Leia também:

Aeronave da Azul com destino a Maceió realiza pouso de emergência em Brasília

Zelensky apresenta mudanças no gabinete da Ucrânia e nomeia Yulia Svyrydenko como primeira-ministra

Jade Picon exibe abdômen definido em praia do Rio de Janeiro; confira imagens
Lula também comentou a carta enviada por Trump e inicialmente achou que se tratava de uma “fake news”. O presidente afirmou ainda que o governo brasileiro responderá “à altura no momento certo” e que não vê uma crise nas relações bilaterais neste momento. “O Brasil gosta de negociar em paz. É assim que eu ajudo, e acho que é assim que todos os presidentes deveriam agir”, disse. O presidente fará um pronunciamento em rede nacional ainda nesta quinta-feira. Questionado sobre o conteúdo, afirmou apenas que pretende falar “sobre tudo isso” diretamente ao povo brasileiro.
Tarcísio é apontado como futuro presidente após pesquisa,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.