O perfil oficial da Casa Branca no X divulgou uma imagem do encontro entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, no Alasca nesta sexta-feira (10), com a legenda: “Em busca da paz”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa frase também está presente no painel da sala onde os chefes de Estado estão realizando a reunião bilateral. Outras autoridades estão presentes no encontro, como Marco Rubio, secretário de Estado americano, e Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo.
Busca por Paz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Casa Branca (@WhiteHouse) 15 de agosto de 2025
LEIA TAMBÉM!
A reunião estava inicialmente planejada apenas para os presidentes, e não se sabe qual foi o motivo da alteração dos planos.
Antes da abertura da reunião, jornalistas puderam acessar a sala e filmar Trump e Putin juntos. Os repórteres fizeram perguntas aos líderes, incluindo se o presidente russo estaria disposto a um cessar-fogo e por que os Estados Unidos deveriam confiar nele.
Contudo, o diretor do Kremlin emitiu sinais ambíguos e sinalizou não ter escutado as perguntas. Ele também clamou algo em resposta, porém não foi possível decifrar o que afirmou.
O encontro ocorre na base Elmendorf-Richmond, um relevante centro militar americano próximo ao território russo.
Trump e Putin chegaram ao Alasca momentos antes do início da reunião. O presidente americano foi visto aplaudindo, enquanto o chefe de Estado russo se aproximava. Os dois líderes trocaram apertos de mão e prosseguiram por um tapete vermelho até um palco com a inscrição “Alasca 2025”.
A principal questão em pauta na reunião é, sem dúvida, a guerra na Ucrânia. Contudo, autoridades indicaram que a normalização da relação entre os países e o comércio também seriam temas a serem debatidos.
Fonte por: CNN Brasil
