A Casa Branca declarou na terça-feira (12) que o encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, visa “moderar as expectativas de um rápido cessar fogo na Guerra da Ucrânia”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que “somente uma das partes envolvidas nesta guerra estará presente, portanto, cabe ao presidente ir lá e obter, novamente, uma compreensão mais firme e melhor de como podemos, com esperança, dar fim a esta guerra”.
“Esta é uma oportunidade de escuta para o presidente”, complementou.
LEIA TAMBÉM!
O presidente Trump realizará um encontro pessoal com Putin durante as negociações, que se desenvolverão em Anchorage, Alasca, anunciou a Casa Branca. Ele poderá, posteriormente, visitar Moscou. “Pode haver planos para viajar à Rússia no futuro”, declarou Leavitt.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Questões-chave permanecem pendentes nas negociações. Trump afirmou que ambos os lados precisam ceder pontos para encerrar o conflito sangrento de três anos e meio.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que a Constituição do país impede tal acordo e que nenhuma negociação pode ser estabelecida sem a participação da Ucrânia nas discussões.
A Casa Branca não comentou sobre as discussões que antecederam o encontro entre Trump e Zelenskiy com Putin. Trump afirmou na segunda-feira (11) que Zelenskiy poderá ser convidado para uma futura reunião com Putin.
O presidente demonstra profundo respeito por todas as partes envolvidas neste conflito e busca sua resolução.
Fonte por: CNN Brasil