A carência de tempo e recursos financeiros dificulta o estudo do inglês para os brasileiros, aponta pesquisa

Foram entrevistadas 7.088 pessoas no Brasil, com idade entre 18 e 60 anos, em todas as regiões do país.

08/09/2025 15:27

2 min de leitura

A carência de tempo e recursos financeiros dificulta o estudo do inglês para os brasileiros, aponta pesquisa
(Imagem de reprodução da internet).

A pesquisa “Idiomas e Habilidades”, conduzida pela Pearson em colaboração com a Opinion Box, aponta que 33% dos brasileiros identificam falta de tempo e 33% dificuldades financeiras como os principais obstáculos para o aprendizado de inglês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo consultou mais de sete mil indivíduos no período entre fevereiro e abril de 2025, revelando que cinquenta por cento dos entrevistados possuem renda familiar equivalente a até dois salários mínimos.

Quais são os brasileiros que têm dificuldades para aprender inglês?

A maioria dos participantes está concentrada nas capitais (44%), seguida pelas áreas metropolitanas (31%) e o interior (25%). Eles atuam em empresas privadas (33%), 21% são autônomos e 20% trabalham no setor público.

Leia também:

Outros, em menor proporção, são donos de seus próprios negócios, estudantes, desempregados, trabalhadores domésticos e aposentados.

Ademais, as limitações de tempo e recursos influenciam significativamente o futuro profissional: um em cada quatro candidatos já desistiu de uma vaga devido à falta de domínio do inglês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa demonstra que o acesso ao aprendizado de idiomas, fundamental para o desenvolvimento individual e profissional, ainda não é universal em nosso país. O desafio é construir vias que permitam que mais indivíduos tenham a oportunidade de aprender inglês, diminuindo essas dificuldades e promovendo a inclusão, segundo Cinthia Nespoli, CEO da Pearson no Brasil.

Desafios que vão além do ambiente escolar.

Oito em cada dez indivíduos relatam já ter enfrentado dificuldades para compreender um contexto ou uma conversa devido ao emprego de termos estrangeiros. A questão do acesso cultural também se destaca como um obstáculo percebido. Para 25%, a dificuldade de entender conteúdos como filmes e séries em inglês é a principal barreira. Já 20% apontam a incapacidade de se comunicar em viagens internacionais como um desafio.

Dominar a língua inglesa é um facilitador para obter espaço no mercado de trabalho. Não por acaso, 47% dos entrevistados que decidiram estudar ou pretendem fazê-lo apontam o desenvolvimento profissional como principal motivação. Pessoas com nível avançado no idioma não apenas desfrutam de salários mais altos, mas também experimentam maior satisfação no trabalho e na vida pessoal. Isso não é mera coincidência — é o resultado tangível de uma habilidade valiosa que abre portas para novas oportunidades, ressalta a executiva.

Como séries, filmes e músicas podem impulsionar seu aprendizado de inglês

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.