Após reunião com os líderes do Senado na Residência Oficial nesta quinta-feira (12), a Casa Alta decidiu que votará na próxima quarta-feira (18) o projeto que viabiliza o aumento no número de deputados federais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta é sustentada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e possui um requerimento de urgência em processo de coleta de assinaturas. Contudo, a matéria enfrenta oposições em determinadas comissões.
Foi decidido que concordaremos no pedido de urgência. O gesto do presidente Davi Luiz para o presidente da Câmara, urgência, mas com a liberdade de votar. Quando se assina o pedido de urgência é só para ajudar no trâmite, mas a liberdade de poder votar contra. Eu, por exemplo, votarei contra esse aumento, disse o senador Plínio Valério (PSDB-AM) após a reunião.
LEIA TAMBÉM!
A solicitação para que a nova composição receba prioridade na votação foi apresentada pela própria Câmara. Em maio, a Casa aprovou o projeto que eleva o número de cadeiras de deputados de 513 para 531.
Custos
Apesar de Alcolumbre desmentir os efeitos financeiros, uma projeção realizada durante o processo legislativo na Câmara dos Deputados apontou para um impacto de R$ 64,8 milhões anualmente – uma média de R$ 3 milhões por nova vaga na Casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Orçamento da Câmara já está feito, já foi realizada uma avaliação de despesas. Isso não acarretará nenhum aumento.
Fonte por: CNN Brasil