A BYD e a Geely observam a chegada de um novo fabricante chinês de veículos elétricos à América do Sul
A NIO expande-se para a América do Sul, confrontando BYD e Geely no segmento de veículos elétricos. Conheça os planos da fabricante chinesa para sua exp…

A competição no mercado de veículos elétricos na América do Sul teve um novo desdobramento. Após o estabelecimento de grandes empresas como BYD e Geely, a chinesa NIO oficializou sua entrada na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Optou pela Costa Rica como ponto de acesso. A expansão faz parte de um plano global que também engloba Singapura e Uzbequistão, consolidando a estratégia da empresa de crescer além da China e da Europa.
Leia também:

CNH sem intermediário de autoescola: saiba quais países já adotaram essa prática

CNH sem intermediário: projeto da Câmara e a data da alteração

Top 10 dos carros mais vendidos em agosto no Brasil revelado
A Intel começa a expandir sua atuação na América do Norte.
O Brasil foi selecionado para receber o início da operação da NIO na América Latina. O acordo com a Horizontes Cielo Azul Movilidad, principal distribuidora de veículos elétricos do país, permite que a marca estabeleça contato direto com um mercado que tem avançado em políticas sustentáveis e na eletrificação de frotas.
Assim, a NIO começa a competir por espaço em um terreno onde marcas chinesas como BYD, líder mundial em vendas de veículos elétricos, e Geely, que tem expandido sua presença na região, já estavam avançando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conjunto abrangente para superar a concorrência.
A NIO não está chegando. Entre os modelos previstos para o mercado latino estão:
NIO EL8 (conhecido como ES8 na China)
NIO EL6 (ES6)
NIO ET5 Touring (ET5T)
ONVO L60
Firefly
A linha diversificada visa consumidores que procuram desde SUVs de luxo até veículos mais compactos e acessíveis, consolidando o posicionamento da marca para atender a diferentes perfis de usuários.
Expansão global estratégica
Adicionalmente à Costa Rica, a NIO anunciou sua chegada em Singapura, em colaboração com a Wearnes Automotive, e no Uzbequistão, por meio da Abu Sahiy Motors. Essa movimentação expande a rede da empresa, que já possui centros de P&D em locais estratégicos como Xangai, Munique, Oxford, San José e Abu Dhabi.
Até julho de 2025, a montadora já havia entregado mais de 806 mil veículos em todo o mundo, obtendo espaço no segmento premium de carros elétricos, com modelos com preço superior a RMB 300.000.
A disputa entre veículos elétricos no continente.
Com a entrada da NIO, o mercado sul-americano incorpora um novo ator relevante. A BYD continua expandindo suas unidades fabris no Brasil e a Geely consolida sua atuação por meio de marcas aliadas, enquanto a NIO foca na experiência do consumidor e na variedade de seu catálogo para se destacar.
A movimentação indica que a região se tornou estratégica para as montadoras chinesas, que já vislumbram na América do Sul um dos principais mercados de competição em relação ao futuro da mobilidade elétrica.
Fonte por: FDR
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)